Conheça os autores dos projetos vencedores do Câmara Mirim 2017

Vencedores Câmara Mirim 2017

O Câmara Mirim 2017 já tem os três projetos que serão discutidos e votados em outubro em Brasília. Vamos conhecer agora um pouco dos autores desses projetos, estudantes que tiveram ideias ótimas para melhorar o Brasil.

 

Bianca quer que o prazo de validade dos produtos seja legívelBianca - vencedora Câmara Mirim 2017

Você já precisou de lupa para enxergar a data de validade dos alimentos? Pois é, às vezes o negócio fica tão escondido que quase não conseguimos achar. Pois essa dificuldade levou a Bianca França Oliveira, de 12 anos, a escrever um projeto de lei para o Câmara Mirim.

Numa simples ida ao supermercado com a mãe, Bianca colocou a ideia no papel e enviou-o para o Câmara Mirim. Ela quer que a data de validade seja padronizada, ou seja, a informação vai estar do mesmo jeito e do mesmo tamanho em qualquer produto.

Bianca mora na cidade Presidente Médici, em Rondônia. Estuda na escola EEEF Carlos Drummond de Andrade e gosta de Língua Portuguesa e Ciências. Bianca é apaixonada por livros e gosta de ler clássicos, como A Odisseia, de Homero. Nossa deputada mirim gosta tanto de leitura, que já leu 12 livros em 2017.

Música também é uma de suas paixões. Rock, pop e hip pop não podem faltar na sua playlist.

Bianca virá, pela primeira vez, a Brasília, em outubro, para defender sua proposta no Câmara Mirim. Ela espera se divertir e conhecer coisas legais na cidade.

Ouça o que falamos sobre a Bianca no programa de rádio A Vez do Plenarinho.

 

Caio Vinícius - vencedor Câmara Mirim 2017Caio Vinícius se preocupa com os refugiados

A crise de refugiados no mundo está cada vez mais grave e sensibiliza muita gente. Caio Vinícius Santiago, de 12 anos, ficou tocado com a situação das pessoas que são obrigadas a deixar seu país de origem por causa de guerra ou perseguição política.

A igreja de Caio, em Joinville/SC, recebeu alguns refugiados. Para ajudar essas pessoas, o pastor pediu ajuda aos fiéis para traduzir os documentos daqueles que foram acolhidos na igreja.

Caio Vinícius teve a ideia de estender essa ajuda a todos os refugiados que chegam ao Brasil. Pensando nisso, elaborou um projeto que determina que os documentos escolares dos refugiados sejam traduzidos para o português. Com essa proposta, ele ficou os três escolhidos para defenderem suas ideias no Câmara Mirim 2017.

Caio Vinícius gosta de futebol e torce para o Joinville Esporte Clube – JEC. Estuda no Colégio Tupy, no 7º ano, e ciências é a matéria preferida dele. Nas férias escolares, gosta de passar o tempo jogando bola e brincando de esconde-esconde. Música eletrônica embala seu gosto musical.

Quando crescer quer ser programador de jogos. Ele tem vontade de conhecer o Japão.

Essa será a primeira vez que Caio vem a Brasília. Está muito animado e com grande expectativa, sobretudo, com relação à aprovação do seu projeto.

Ouça o que falamos sobre Caio no programa de rádio A Vez do Plenarinho.

 

João Otávio quer saúde nas escolasJoão Otávio - vencedor do Câmara Mirim 2017

Na escola em que João Otávio Turatti Barbosa estudava, existia um programa implantado pela prefeitura, que dava assistência odontológica para extração dos dentes das crianças. Mas o programa acabou e João teve a ideia de criar outro bem mais completo, tanto no que diz respeito à quantidade de pacientes, quanto na diversificação de especialidades. A assistência já não seria apenas odontológica!

Foi assim que surgiu o projeto de lei, “Saúde na escola”, que o adolescente de 13 anos apresentou ao Câmara Mirim, e foi um dos três escolhidos. A proposta dele é que, a cada 6 meses, uma equipe de médicos, enfermeiros, dentistas, oftalmologistas e nutricionistas visitem escolas para atendimento às crianças. E, havendo necessidade, os profissionais devem encaminhar e acompanhar essas crianças para um tratamento de longa duração. Na opinião de João Otávio, o projeto ajudaria muitas crianças, além de contribuir com a redução de gastos com a saúde na rede pública. Além disso, a ideia é atuar na prevenção e não apenas no tratamento de possíveis doenças.

João Otávio Turatti Barbosa estuda Colégio Nossa Senhora do Amparo, em Monte Carmelo/MG. As matérias preferidas dele são matemática, português e robótica. Seus esportes favoritos são futebol e handebol. João Otávio adora viajar e visitar museus. Ouvir uma boa música e ler bons livros são excelentes passatempos para ele.

Essa será a primeira vez que João está vindo à capital do Brasil. Está com grande expectativa com a viagem e muito confiante que seu projeto realmente vire lei.

Ouça o que falamos sobre João Otávio no programa de rádio A Vez do Plenarinho.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos