Muitos projetos sobre saúde no Câmara Mirim 2017

Ilustração. Sobre fundo azul claro, um menino ruivo de olhos verdes e sardinhas no rosto veste camiseta amarela e está sentado em frente a uma mesa azul. Ele segura um lápis sobre papel branco e tem expressão pensativa. Um balão de pensamento parece sair da cabeça do menino e, dentro dele, aparece o desenho da Cida, que olha sorridente para uma refeição bastante colorida.

Os projetos enviados ao Câmara Mirim 2017 mostraram que a saúde é uma coisa que preocupa muito os estudantes. Afinal de contas, quem é que não conhece alguém que teve atendimento negado ao chegar a um hospital público?

Ou porque tenha sentido na pele ou porque veja quase todos os dias o assunto sendo tratado na televisão, a preocupação da garotada incluiu desde o controle do peso da mochila e seus efeitos na coluna dos estudantes, até a criação de academias para crianças e idosos com sobrepeso. Foram frequentes ideias para melhorar a condição dos hospitais, a qualidade do lanche nas escolas, para redução a 0% de gordura hidrogenada nas comidas, para mais pessoas trabalhando nos postos de saúde e para mais higiene na escola. Reunidas, essas propostas mostram o quanto todos estão ligados no que acontece no nosso país.

Abaixo, destacamos alguns dos projetos recebidos.

Descontos para quem investe em saúde

Várias ideias foram enviadas para melhorar a atual situação.  Por exemplo, Paula Jacinto Menna pretende dar uma ajudinha aos cientistas que procuram a cura de doenças. Sabe como? A proposta da Paula quer que todas as empresas que têm medicamentos no mercado doem 5% dos lucros para as instituições que estudam as curas de doenças. E tem mais, todas as empresas que fizessem as doações teriam desconto de 5% nos impostos.

A Isabel Ramos Camargo também teve uma ideia legal. O projeto dela prevê que todos que adquirirem o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), deverão responder às seguintes perguntas: você gostaria de doar seus órgãos após sua morte? Qual parente ficará responsável por essa informação? E qual o telefone desse parente? Isabel acredita que, com esse projeto de lei, a fila de transplante de órgãos diminuiria.

Ajudar pessoas com problemas psicológicos é o objetivo de Pedro Pezato. O deputado mirim escreveu que as pessoas que fazem tratamentos psicológicos deverão ser dispensadas de pagar o imposto de renda.  Já Marcelo Augusto Melo Ramos pretende oferecer novas oportunidades para os ex-dependentes químicos.  O projeto de lei de Marcelo prevê que as empresas que contratarem ex-dependentes tenham desconto no imposto de renda.

Saúde bucal nas escolas

Pensando na saúde bucal dos estudantes, o Isaac Dias criou o projeto Odontoescola. Ele pensa em trabalhar a parte pedagógica, ensinando as crianças a escovarem os dentes, e a de prevenção, com o atendimento odontológico dos alunos.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos