Dia Mundial do Livro

Ilustração. Fundo listado de lilás e branco, com grandes bolas brancas com uma sombra rosa. A parte inferior do fundo é verde como um gramado. Ao centro, a Turma lê um livro. Adão, no meio, segura o livro. Edu Coruja está pousado em sua cabeça. Do lado direito, em pé, Xereta e Légis prestam atenção. Do lado esquerdo, Cida está ajoelhada, Zé está de pé com a mão no ombro dela e Vital está aos seu lado.

Viajar para outros mundos e outras épocas, conhecer outras culturas, desvendar mistérios ou fazer parte de um grande exército contra o mal, tudo isso sem sair do lugar.

Já pensou o que você pode fazer no conforto do sofá? Todas essas aventuras são possíveis através da leitura. Livros, revistas, gibis, folhetos, jornais, não interessa! O importante é descobrir o prazer e os benefícios de ler.

Quais os benefícios da leitura?

Na vida pessoal e no dia a dia, a prática da leitura ajuda no raciocínio crítico,  agilidade na expressão, mudança de pensamento e enriquecimento do vocabulário.

Uma pessoa que lê também tem vantagens na escola, pois ajuda na escrita coerente e melhora a capacidade de definir pontos de vistas e opiniões.

Leitura digital

Com o passar dos anos e com a chegada da internet e as novas tecnologias, encontramos outros meios de ler. Agora, as pessoas podem ler seus livros em plataformas digitais como kindle, por exemplo.

A vantagem de ler num kindle é porque ele é mais leve, os livros geralmente são mais baratos na plataforma digital e você pode ler no escuro, sem precisar acender a luz.

Mas tem gente que prefere manusear e sentir o cheiro de um bom livro de papel. E você, prefere ler um livro digital ou impresso?

Dicas para se tornar um leitor

Se você ainda não tem o hábito de ler, tente seguir essas dicas.

  • comece com assuntos que você gosta;
  • troque parte do tempo que você passa nas redes sociais ou no youtube por um livro;
  • faça anotações para facilitar o entendimento da leitura;
  • combine ler os mesmos livros de amigos e parentes e depois faça um encontro comentando o que leram.

Programa de rádio sobre leitura

Escute abaixo o programa da Rádio Câmara, a Vez do Plenarinho, sobre os benefícios da leitura.

Roteiro

– e aí, Daniel, o que você fez ontem depois da escola?

– Ah, eu dei a volta ao mundo em 80 dias!

– Que? Pirou?

– Hahaha! Não pirei não…deixa eu explicar: meu pai me deu de presente um livro que ele lia quando ele era pequeno. Eu pensei: ah…um livro??? Eu queria era outra coisa mais divertida, não um livro de história chata… mas como meu pai tava lá me olhando, acabei tendo que ler o começo.

–  Até agora não entendi o que teve de volta ao mundo nisso tudo.

– É que não depois de ler a primeira linha, não consegui parar!!! Foi como se eu estivesse vivendo o livro e fazendo todas aquelas viagens!!

 

Informativo:

Às vezes, as crianças precisam de um “empurrãozinho” de um adulto para aprender a gostar de ler. E isso é muito natural. Por isso, aqui vão algumas dicas para incentivar a garotada.

– Reserve algumas horas por dia para a leitura em família. Faça com que as crianças apreciem esse momento, em vez de encará-lo como uma obrigação.

– Frequente livrarias e bibliotecas com a criança e leve-a para eventos de contadores de histórias ou conte-as você mesmo. Faça disso um programa de lazer.

– Converse com as crianças sobre livros e peça-lhes que comentem a história que acabaram de ler. Isso estimula a formação do pensamento crítico.

– Estabeleça horários fixos para computador, videogame e TV. Tente dosar essas atividades com a leitura.

– Em aniversários, dê livros de presente.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos