Livro sobre Câmara Mirim mostra emoção de participantes

Ilustração. Fundo azul com nuvens fofinhas. Ao fundo da imagem do lado esquerdo, está o Congresso Nacional. A frente da imagem ao lado direito do Congresso, está Zé Plenarinho, que segura um livro vermelho com uma imagem do Congresso Nacional e várias crianças. O livro está com o seguinte título “a garotada ocupando a representação política”.

“Jamais imaginei ter a oportunidade de ir ao Plenário e poder sentar na poltrona de um deputado”. As palavras são de Mateus Neves Silva Aarão, estudante do 9º ano da Escola Municipal Maria das Mercês Aguiar, em Ibirité/MG. Ele e mais 30 colegas estiveram em 2017 no Câmara Mirim, num projeto da escola que agora está documentado no livro “A garotada ocupando a representação política”.

O livro foi organizado por 3 professores da escola, que contam como desenvolveram o projeto com o objetivo de promover e incentivar a participação dos estudantes na vida política de sua comunidade. O professor Otávio Henrique Ferreira da Silva disse que isso tudo é um sonho tornado realidade e espera que o livro inspire outros educadores a desenvolverem também projetos de educação para a democracia.

O projeto envolveu 230 estudantes de 6º ao 9º ano. Eles visitaram a Câmara Municipal de Vereadores de Ibirité e também a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além de participar de palestras sobre a importância da mulher e dos negros na nossa democracia.

Câmara Mirim em Brasília

Depois desses momentos, foram selecionados 31 estudantes que vieram a Brasília para participar do Câmara Mirim. Vários desses estudantes deram depoimento no livro.

A estudante do 9º ano, Giovanna Neres Rodrigues, fala que o projeto Câmara Mirim foi a melhor coisa que já aconteceu na vida escolar dela.

O aluno Cristian Frankilin Gonçalves dos Santos também adorou participar do projeto. Ele disse que conseguiram entender todos os passos para a elaboração de um projeto de lei, inclusive dando ênfase à importância do argumento para aprovação da proposta.

Em 2018, a escola já está preparando a vinda de outro grupo de alunos para o Câmara Mirim.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos