Confira aqui os projetos selecionados para o Câmara Mirim 2018!
Entre quase mil projetos recebidos, foi preciso selecionar os três melhores. São tantas ideias maravilhosas para fazer do nosso Brasil um país melhor, que nunca é fácil fazer esta escolha. Mas, como em todos os anos, é um grupo de consultores legislativos desta Casa que assume a tarefa de analisar todos os projetos, discuti-los e, por fim, decidir quais serão os que estarão em pauta no Câmara Mirim daquele ano.
Então? Vamos aos vencedores?
Visão Waze – Propõe o desenvolvimento de um aplicativo celular para ajudar o deslocamento de pessoas com deficiência visual pela rua. Seu autor é o João Henrique P. Rinaldi de Goiânia, Goiás.
Proibição do uso de canudos plásticos – Decreta que nenhum local poderá disponibilizar ou vender canudos plásticos, somente canudos metálicos, de papel, vidro ou outro material que não cause danos ao meio ambiente. A autora é Natália Oliveira Pereira dos Santos, de Blumenau, Santa Catarina.
Substituição de orelhões por hotspots Wifi – Estipula que os orelhões brasileiros sejam substituídos por pontos de wi-fi gratuitos e de livre acesso. O autor é o Ryan Alves Rocha de Três Corações, Minas Gerais.
Parabéns aos 3 vencedores e parabéns a todos os que mandaram projetos. Certamente, com suas ideias, o Brasil seria um país bem melhor!!!
Ouça, aqui, a notícia de rádio do programa A Vez do Plenarinho sobre os projetos selecionados em 2018.
Roteiro
LOC 1: Já foram escolhidos os três projetos que vão ser discutidos no Câmara Mirim 2018!
LOC 2: Ha, que legal! O Câmara Mirim é um programa do Plenarinho destinado aos estudantes do quinto ao nono ano de escolas públicas ou particulares de todo o Brasil.
LOC 1: Eles escrevem projetos de lei e enviam para o Plenarinho, que seleciona os 3 melhores, que vão ser discutidos e votados por trezentas e cinquenta crianças e adolescentes em outubro, na Câmara.
LOC 2: Em dois mil e dezoito, o Plenarinho recebeu novecentos e sessenta e seis projetos de lei de crianças e adolescentes de todo o país.
LOC 1: Os temas selecionados mostram que essa galera está preocupada com acessibilidade, meio ambiente e acesso à internet.
LOC 2: João Henrique Rinaldi tem 11 anos, é de Goiânia, Goiás, e foi um dos alunos selecionados!
LOC 1: João pensou em desenvolver um aplicativo de celular para ajudar pessoas com deficiência visual. Pessoas com esse tipo de necessidade especial podem controlar o caminho até seu destino com segurança, tudo por comando de voz!
LOC 2: Nossa, que maneiro! Qual o segundo?
LOC 1: O segundo trata da proibição de canudinhos de plástico. Projeto feito pela Natália Oliveira Pereira dos Santos, de Blumenau, Santa Catarina. Preocupada com o meio ambiente, a Deputada Mirim quer trocar os canudos plásticos por canudos metálicos, de papel, vidro ou outro material que não cause danos à natureza.
LOC 2: São ideias maravilhosas! E o terceiro?
LOC 1: Ryan Alves Rocha, de Três Corações, Minas Gerais, propôs a troca dos orelhões por pontos de distribuição de internet. Além de WiFi, Ryan sugere que os pontos de acesso tenham entradas USB para carregar os smartphones.
LOC 2: Esse Câmara Mirim 2018 está demais!
LOC 1: O evento acontece nos dias 25 e 26 de outubro. Cerca de 350 alunos vão discutir e votar nos três projetos de lei selecionados, nos dias 25 e 26 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
LOC 2: Para saber mais sobre o programa, acesso o site do Plenarinho – www ponto plenarinho ponto leg ponto br
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
3 Comentário(s)
Queria 20 revista em quadrinho e os 20 livros de historia pra escola da minha filha
Obedecendo às restrições impostas pela Lei nº 9.504/97 – Lei das Eleições, o Plenarinho fica impedido de distribuir suas publicações até o 2º turno das eleições (se houver), em 28/10/2018.
VISÃO WAZE – Sensacional! Esta imaginação criativa e atenta para o movimento atual! Parabéns! /inovação positiva!
Comente!