Arquivo da Câmara guarda 195 anos da história do Brasil

Arquivo é nome dado ao lugar onde se guardam acervos que contam a história de uma instituição, de uma pessoa, de uma comunidade, de uma Nação. Aqui na Câmara dos Deputados, o arquivo histórico começou a ser formado em 1823, com a instalação da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil. Nele estão guardados – e muito bem guardados! – vários documentos históricos como projetos de lei, mapas, todas as Constituições brasileiras que passaram pelo parlamento e muito mais!

Para mostrar a importância do arquivista, profissional que cuida disso tudo, e mostrar o valor do acervo da Câmara dos Deputados, o Plenarinho se juntou ao pessoal do Arquivo da Câmara e criou umas tirinhas bem divertidas. Aproveitando as comemorações dos 30 anos da Constituição Cidadã, foram desenvolvidos marcadores de página com estas historinhas. Elas servem também para destacar a importância da preservação da história das instituições.

Veja abaixo essa historinha.

Tirinha arquivista
Os marcadores serão distribuídos de forma gratuita por meio de visitas, eventos, ou em feiras de livros.

O acervo da Câmara

O acervo da Câmara que fica localizado no Anexo II, no pavimento superior, ala C, está à disposição de toda a população. Para conhecer o local é necessário agendar uma visita, que pode ser feita pessoalmente ou por meio do site da Câmara pelo fale conosco ou pelo telefone 61 3216-0000 ou 0800 619 619. A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta, das 9h às 18h.

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos