Trabalhando o tema “Conservação da água”

Ilustração. Fundo em tons de roxo. No centro da imagem, o planeta Terra em azul e marrom. Do lado esquerdo do planeta sai uma torneira prateada, de onde escorre água. Uma mão desce do lado esquerdo da imagem em direção à torneira.

É importante que os estudantes tenham consciência de sua própria participação no processo de desperdício de água.

Introdução

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de ciências destacam que, ao final do quarto ciclo do ensino fundamental II (8º e 9º anos), os estudantes deverão ter condições para melhor explicitar diferentes relações entre ar, água, solo, a luz, o calor e os seres vivos, tanto no nível planetário como local, relacionando fenômenos que participam do fluxo de energia na Terra e dos ciclos biogeoquímicos, principalmente dos ciclos da água, do carbono e do oxigênio. Assim, poderão estar mais bem formados para o interesse e a participação em importantes debates ambientais de grandes alcances, como os problemas das queimadas na Amazônia, do lixo atômico, da diminuição mundial dos mananciais de água potável, do buraco na camada de ozônio e tantos outros. A compreensão desses processos também inclui os próprios estudantes na preservação da água.

Público-alvo: Para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Disciplinas trabalhadas: Ciências e matemática

Objetivo: Conhecer maneiras de como evitar o desperdício de água e analisar o quanto se gasta.

Etapas

três aulas de 50 minutos cada

Etapa 1: Perguntar aos alunos como surgiu a água para saber até onde vai o conhecimento sobre o assunto. O Plenarinho possui um vídeo onde Juca Pingo D’Água fala sobre a possibilidade de ficarmos sem água. Mostrar o vídeo e dividir seis grupos de quatro estudantes, em cada grupo terá que pesquisar sobre a água. Para casa, trazer imagens, história sobre o surgimento da água e também possíveis soluções para o desperdício.

Etapa 2: Na próxima aula faremos um círculo onde cada grupo apresentará o que foi pesquisado em casa. Em seguida, acessar a cartilha do meio ambiente “Uma Aventura para Ajudar o Planeta”, acessando a parte que trata da água (páginas 5 a 7). Pede-se para que as crianças digam de que maneira podem utilizar de forma correta a água e como combater o desperdício. As mudanças percebidas estão relacionadas com a maior conscientização e responsabilidade sobre o uso da água.

Etapa 3: Vamos continuar com os mesmos grupos de quatro estudantes. Cada grupo fará uma pesquisa na sua casa de quanto se gasta por mês. Em sala analisaremos o quanto se gastou. Faremos o uso da matemática para saber por que uma casa se gasta mais do que a outra. Usaremos unidades de medidas, resolução de situações-problema, porcentagem, tabelas e gráficos. Que tipo de providencias precisará tomar para diminuir esses gastos.

Avaliação: Será aplicado em sala de aula o questionário com o conteúdo estudado e pesquisado. Os estudantes terão que fazer alguns cartazes demonstrando o que aprenderam na sua pesquisa.

Material

Papel A4, lápis, borracha, caderno. Computador com acesso à internet, para acessar o vídeo Juca Pingo D’Água e a cartilha “Uma Aventura para ajudar o planeta“.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos