Crianças vêm à Câmara em defesa da Amazônia

As queimadas na Amazônia, que tomam conta do noticiário recente, são assunto também nas salas de aula. Por conta disso, cerca de 40 alunos da Escola da Árvore (DF), com idades entre 4 e 11 anos, vieram à Câmara dos Deputados se manifestar. O protesto contra a destruição da floresta e pela proteção ao meio ambiente ocorreu no dia 29 de de agosto de 2019, quinta-feira.

“A ideia de vir partiu delas. Durante toda a semana, eles trouxeram o tempo toda essa angústia com o que está acontecendo por lá. Muitas estavam angustiadas e até chorosas”, explicou o educador Ramon Almeida, que acompanhava o grupo. O tema foi debatido em sala de aula, com a participação de alguns pais de estudantes especialistas em meio ambiente e povos indígenas.

Segurando um cartaz que dizia “Sim para a floresta, não para as queimadas”, Iriê Gustavo de Almeida Firmino, de 10 anos, justificou sua mensagem. “Sem a Amazônia, a gente vai morrer, ela dá oxigênio pra gente respirar”, disse.

A deputada Joenia Wapichana (Rede/RR) recebeu o grupo e destacou a importância da iniciativa. “A lei maior do País diz que o meio ambiente, os povos indígenas, a Amazônia, devem ser protegidos. E todos têm esse papel de tomar conta desse patrimônio tão rico, tão importante não somente para o Brasil, mas para o planeta todo, e para as futuras gerações. Por isso é tão significativa a presença das crianças”, ressaltou a parlamentar indígena. “A voz da criança é uma voz sagrada. Então é mais do que justo vocês estarem aqui mostrando a cidadania desde criança”, arrematou.

Manifestações por escrito

Os estudantes prepararam três cartas, que foram entregues à assessoria do presidente Rodrigo Maia. Confira, abaixo, a íntegra dos documentos.

“Olá, deputados. Vocês precisam ajudar a apagar o fogo na floresta amazônica. Nós vamos morrer e vocês também. Isso é falta de respeito. Todo mundo vai ficar sem respirar. A natureza está morrendo.”

“Senhores deputados e Bolsonaro, nós somos crianças da Escola da Árvore. Queremos respirar ar puro e ter água limpa. A Amazônia é importante para o mundo. Vocês são pessoas como a gente. Nós nos importamos. Vocês se importam? As leis que respeitam e protegem a natureza estão sendo retiradas. Vocês são os líderes do país. Ajudem, por favor, respeitem a Amazônia.”

“Congresso, essa carta é para você. Deputados e senadores, nós somos a Turma Embaúba e nós estudamos na Escola da Árvore. Nossa turma tem 12 crianças de 4 e 5 anos. A gente não quer que faça isso com a Amazônia. A gente não gosta de queimar a Amazônia, porque ela é muito importante e, sem ela, não poderemos respirar. Os animais não sobrevivem sem a floresta também. Muita coisa está morrendo na floresta com o fogo. Estão queimando a casa de vários indígenas e eles não estão gostando. Tem que proteger as árvores, porque elas fazem bem para os passarinhos e para todos nós. Sem as árvores os passarinhos não podem viver.”

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos