Carnaval seguro

Ilustração da Turma do Plenarinho em frente a um fundo verde cheio de bolinhas coloridas espalhadas. Todos da Turma estão fantasiados: Adão veste roupa de pirata, Cida de chapeuzinho vermelho, Xereta fantasiada de abelha, Zé Plenarinho está vestido de Super-homem. Vital é um mágico que tira Edu coruja de coelho da cartola e Ana Légis vestida de palhaça ri dessa cena.

Carnaval é diversão, mas não podemos nos descuidar. Imagina ficar perdido de seus pais no meio da folia? Sempre temos que tomar vários cuidados, preste atenção nas dicas:

  • Leve sempre com você uma carteirinha de identificação que informe o seu nome e o nome e contatos do seu responsável (o Plenarinho tem um modelo de carteirinha pra você baixar e preencher!);
  • Procure andar sempre perto dos seus pais ou do seu grupo de amigos;
  • Se for participar de desfiles, trio elétricos e matinês de carnaval, peça aos seus pais ou responsáveis um crachá de identificação. Os organizadores do carnaval costumam ter parceria com diversos órgãos estaduais e municipais que cuidam desse serviço, incluindo o Juizado da Infância e da Juventude. São eles que cadastram as crianças que vão participar da folia;
  • Para brincar o carnaval, use tênis confortável. Evite sandálias e sapatos abertos;
  • Use protetor solar, inclusive em dias nublados;
  • Se precisar atravessar ruas, olhe os dois lados. Em cidades que têm trios elétricos, espere sempre, e em local seguro, a passagem deles.

Spray de Espuma

O Plenarinho tem um alerta importante para quem gosta de brincar o carnaval: o spray de espuma, aquele que parece neve e é tão divertido, deve ser usado com cuidado. Ele pode trazer sérios problemas às pessoas.

Isso mesmo! Os sprays possuem substâncias que causam irritações em contato com a pele, podendo deixá-la áspera e vermelha. Além de dar uma coceira danada. Já os olhos e a boca podem ficar inchados.

E tem mais! Se o spray ficar num lugar muito quente, ele pode provocar uma explosão. É que o gás usado para fazer espirrar a espuma pega fogo facilmente. Um perigo danado!

Cuidados:

  • Jamais use o spray de espuma direto na pele. Desvie sempre, principalmente do rosto;
  • Se a espuma entrar em contato com pele, olhos ou boca, não precisa se desesperar. Rapidinho, lave com bastante água corrente;
  • Quando terminar a espuma do produto, não insista apertando o botão. Da latinha só sairá aquele gás que pega fogo com facilidade.

Bom carnaval, pessoal!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos