Um coletivo contra o trabalho infantil no DF

O Coletivo da Cidade é uma organização que enfrenta corajosamente o trabalho infantil na região administrativa menos favorecida do Distrito Federal.

A 16 km do coração de Brasília, a Cidade Estrutural formou-se a partir de um grande lixão, em funcionamento desde a década de 1960. Ali trabalhavam famílias inteiras: pais, mães e crianças de todas as idades, catando lixo em condições precárias e muito perigosas. Quando foi desativado, em 2018, o lixão contabilizava cerca de 1200 crianças e adolescentes trabalhadores.

Foi para reverter essa situação que surgiu, em 2011, o Coletivo da Cidade. A entidade oferece atividades artísticas e educativas no contraturno escolar para 200 crianças e adolescentes.

Fortalecimento de vínculos

“Das crianças que a gente atende, cerca de 40 a 50% foram encaminhadas por situação de trabalho infantil, porque esse é um público prioritário do nosso serviço de convivência e fortalecimento de vínculos”, explica o educador Walisson Lopes de Souza. No contraturno escolar, os educandos participam de aulas de inglês, teatro, oficinas de xadrez, ciências e reforço escolar.

Além das atividades envolvendo as crianças, o Coletivo atua na comunidade com acompanhamento familiar periódico, mutirões de saúde e capacitação profissional. E assim, ficando mais próximos da comunidade, eles tentam aos poucos convencer a todos dos prejuízos do trabalho infantil. “A sensibilização das famílias ainda é um processo diário, complexo. Boa parte da famílias ainda acredita que o trabalho infantil não é algo ruim, é algo que constrói a identidade da criança e a tira da marginalidade”, diz Walisson.

Desafios

Muitas crianças e adolescentes conseguiram sair do trabalho infantil por conta das ações do Coletivo. Mas o problema ainda é uma realidade na Estrutural. “Depois que o lixão fechou, em 2018, o que a gente mais vê é o trabalho na feira, com crianças que carregam compras para outras pessoas e por aí vai”, lamenta Walisson.

Além da questão cultural, a dificuldade financeira das famílias e a pouca atratividade das escolas são outros desafios importantes. Como convencer uma mãe, um pai ou, mesmo, seus filhos maiorzinhos, de que o melhor é só estudar, sabendo que isso quer dizer que vai faltar dinheiro para colocar comida na mesa? O futuro pode até oferecer possibilidades, mas a fome é bem real e presente. “As famílias trocam a educação pelo trabalho, porque é algo que dá retorno mais rápido, traz dinheiro para o que é mais urgente’”, avalia o educador.

Apesar dos obstáculos, cada criança retirada de uma situação de trabalho infantil renova as energias da equipe do Coletivo da Cidade. Walisson comemora especialmente quando escuta os educandos contarem suas próprias histórias, provando que é possível mudar aquela realidade. “É extremamente significativo essas crianças e adolescentes conseguirem verbalizar o que viveram e se colocarem como protagonistas desse processo. É muito bom quando as crianças conseguem trazer isso com mais leveza. O respiro delas é o nosso respiro”, resume Walisson. Ele sabe que ainda há muito a ser feito, mas tem confiança de que o trabalho em coletivo é um dos principais caminhos a serem trilhados nesta luta.

Trabalho em tempos de Covid-19

Devido ao isolamento imposto pela pandemia da Covid-19, a equipe do Coletivo da Cidade suspendeu as ações presenciais e, desde março, arrecada e distribui alimentos, remédios e kits de higiene pessoal e limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade da Cidade Estrutural. Mais de 2000 cestas já foram entregues.

Opinião de quem faz a diferença

Wallison, o que seria necessário para a erradicação do trabalho infantil?

  • mais articulação da rede de garantia de direitos das crianças e adolescentes (conselhos tutelares, escolas, serviços de assistência social e saúde), levando em conta as características de cada localidade;
  • expansão da capacidade de atendimento dessa rede;
  • sensibilização permanente de crianças, adolescentes e suas famílias sobre os prejuízos provocados pelo trabalho infantil, especialmente a longo prazo;
  • redução da evasão escolar.

Quer saber mais?

Site: www.coletivodacidade.org
Instagram: @coletivodacidade
Facebook: https://www.facebook.com/coletivodacidade
WhatsApp: (61) 99959-2334

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos