A segunda temporada do Plenacast já está no ar! Em quatro episódios, educadoras e educadores vão encontrar experiências, ideias e reflexões para levar o tema eleições para as salas de aula. Tudo de forma lúdica e interativa, sem deixar de lado os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Vem conhecer um pouquinho de cada episódio:
- Juventude e eleições: O primeiro episódio traça um panorama histórico da participação política da juventude no Brasil e apresenta a experiência da Olimpíada Brasileira de Ciências Políticas e Debates.
- Eleições e desinformação: O combate à desinformação é um dos principais desafios nestas eleições. Como os estudantes percebem a questão? Como levar o tema para a sala de aula? Neste episódio, apresentamos duas experiências inspiradoras, tocadas por educadores de Mossoró (RN) e Ourinhos (SP), além de depoimentos de estudantes e um especialista.
- Matemática, ciências e eleições: Números, conceitos matemáticos e ciências têm tudo a ver com o processo eleitoral. Duvida? Então você precisa conhecer os projetos Democracia na Escola e Fake tô Fora, que apresentamos no terceiro episódio!
- Processo eleitoral: Neste último episódio, trazemos mais sugestões de como trabalhar diferentes aspectos do processo eleitoral com os estudantes, de forma lúdica e interativa. Tem desde planos de aula desenvolvidos pelo EducaMídia, até iniciativas do Plenarinho, como o Câmara Mirim, o Eleitor Mirim e o jogo Voto Sim.
Competências da BNCC
O conteúdo da segunda temporada do Plenacast está alinhado às seguintes competências específicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
Conhecimento
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Pensamento científico, crítico e criativo
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Comunicação
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Argumentação
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Empatia e cooperação
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Responsabilidade e cidadania
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Sobre o Plenacast
O Plenacast é um conteúdo sonoro desenvolvido pela equipe do Plenarinho, com foco nos professores engajados no desafio de educar para a democracia. Os episódios da primeira e segunda temporada estão disponíveis nos principais agregadores de podcast, no nosso canal do Youtube.
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Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
2 Comentário(s)
— Seria interessante a equipe colocar as competências e habilidades da BNCC no texto.
Ótima observação, Credemik! Já atualizamos o post com a sua sugestão. Abraços da Turma!
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