Você também sente que 2023 foi tão intenso que valeu por alguns anos? Aqui no Plenarinho, essa foi a sensação que ficou. Passamos por perdas, recomeços e desvios de rota. Foi preciso muito jogo de cintura e toda a nossa garra pra chegar até aqui. Mas chegamos! E, nossa, quanta coisa boa conseguimos fazer! Quer relembrá-las com gente? Chega mais!
- Começamos janeiro com um acontecimento que nos entristeceu e revoltou: os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. Respiramos fundo e propusemos formas de dialogar com crianças e jovens sobre o ocorrido.
Mas voltamos ao clima divertido das férias com o lançamento dos jogos Injetrom Ataca! e Tô na Frente, Parlamentar! E, pra quem curte um videozinho, ainda teve a Revistinha Animada Turma do Plenarinho Jovem em Defesa do ECA.
- Em fevereiro, demos as boas-vindas à deputada Maristela, a Galinha Estilosa, eleita na última edição do Programa Eleitor Mirim. De olho nos terremotos que atingiram Síria e Turquia, falamos sobre desastres naturais. E, em parceria com a Rádio Câmara, lançamos o concurso de obras radiofônicas “Eu e a Lei”, voltado a estudantes da educação básica.
- Em março, lançamos uma nova edição do e-book Brasileiras Inspiradoras. Para comemorar, desafiamos educadores e educadoras a criar um plano de aula baseado nele.
Também falamos de manifestações políticas e de um assunto que entrou de vez no dia a dia das escolas: as inteligências artificiais, como o Chat GPT. E ainda estreamos uma nova temporada do PlenaCast, cheia de temas desafiantes para trabalhar em sala de aula.
- Começamos abril chocados com as notícias sobre ataques violentos a escolas. O assunto, claro, entrou para a nossa pauta. O clima pesado deu lugar a um pouco de alívio no final do mês, quando recebemos autorização para a realização da edição presencial do Câmara Mirim. EBA!
- Em maio comemoramos os 200 Anos do Parlamento no Brasil com um post especial e um plano de aula. Quem comemorou também foram os educadores e educadoras selecionados para participar do Câmara Mirim 2023.
- Em junho publicamos uma série de seis posts sobre as Guerras da Independência. E, em parceria com a Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados, lançamos o concurso de desenhos “Constituição, Democracia e Infância”, para estudantes do ensino fundamental.
- Julho é mês de celebrar o Estatuto da Criança e do Adolescente. Foi o que fizemos com o lançamento do vídeo “O que é o ECA?”.
Nesse mês, também marcamos presença em dois eventos de inovação e games (aliás, sabia que o nosso Jogo da Independência foi finalista do BIG Awards, a competição de games do Best International Game Festival?)
- Em agosto divulgamos o resultado da seleção dos três projetos de lei a serem discutidos no Câmara Mirim e aceleramos nos preparativos para a primeira edição presencial do programa, depois de três anos! Só paramos um instante para soprar as velinhas – completamos 19 anos no ar!
- Em setembro e outubro, todas as nossas atenções estavam voltadas para o Câmara Mirim. Valeu a pena: foi lindo demais! E, pra não dizerem que ficamos monotemáticas, também lançamos uma série de vídeos fofíssima em parceria com a TV Câmara para comemorar os 35 Anos da Constituição Cidadã!
- Tiramos novembro para retomarmos o fôlego e nos prepararmos para 2024. Já estamos planejando as comemorações pelos nossos 20 anos, vem coisa boa por aí!
- Agora em dezembro, tivemos um debate online interessantíssimo sobre Democracia em Sala de Aula com os autores do Dicionário Fácil das Coisas Difíceis, Débora Thomé e Lúcio Rennó, a diretora da Coordenação de Educação para a Democracia, Corina Castro, e a nossa querida Ana Cláudia Lustosa, que saiu do Plenarinho, mas segue como uma grande entusiasta do tema.
Pensando nas férias da galera, lançamos o Quebra-cabeças Constituição e Cidadania, com as obras vencedoras do concurso de desenhos. Além de divertido, o jogo tá lindo demais!
O ano foi bem corrido, mas deu tempo de apresentar muita gente legal por aqui. Alzira Soriano, Glória Maria, Enedina Alves Marques e Tomie Ohtake brilharam no nosso portal com suas histórias inspiradoras. Vale a pena conhecê-las!
2023 foi corrido, foi sofrido, mas foi muito bem vivido (até rimou!). E a melhor parte foi poder compartilhá-lo com você.
E como foi o ano pra você? Vai começar 2024 com muitos planos? Conta pra gente!
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
Comente!