Dia do esportista

Ilustração. Fundo com desenho do Congresso Nacional. O céu azul e grama em tom claro de verde. No meio da imagem, Zé Plenarinho e Adão brincam com uma bola de futebol vermelha com detalhes pretos.

O dia do esportista é comemorado em 19 de fevereiro para homenagear todos os atletas do Brasil.

O esporte é bom em qualquer idade e trabalha não só o corpo, mas também a mente. É um dos melhores meios para garantir um envelhecimento saudável e qualidade de vida. Mas atenção! Deve ser feito com acompanhamento médico e de um profissional de educação física.

Esporte e saúde

A Xereta entrevistou o professor de Educação Física Alexandre Rezende, da Universidade de Brasília (UnB). Ele explicou que as atividades físicas trazem mesmo vários benefícios. Afirmou que, quanto maior for a variedade de movimentos que a criança experimentar, melhor será o domínio e o conhecimento que ela terá de seu próprio corpo. “É como se ela tivesse uma espécie de inteligência motora, que facilita a aprendizagem de qualquer atividade corporal, não apenas esportiva, mas também de atividades da vida diária, nos estudos e futuras atividades profissionais”.

Alexandre Rezende acrescentou que a prática de esportes (ou desportos) ajuda: no crescimento físico; no amadurecimento emocional (aprender a lidar com os medos e as frustrações); na formação moral (aprender a jogar “limpo”, de acordo com as regras e a ética esportiva); na socialização (aprender a fazer amigos e a jogar em equipe, de forma cooperativa) e no desenvolvimento da inteligência (capacidade de solucionar problemas e tomar decisões sobre a jogada mais adequada para cada situação de jogo). Também auxilia na formação da personalidade (aprender a valorizar a si mesmo, descobrindo suas potencialidades e talentos) e influencia as crianças a aprenderem a gostar de fazer exercícios, de forma a adotarem, quando adultos, um estilo de vida ativo – uma das principais recomendações médicas para a manutenção da saúde.

Viu quanta coisa boa o desporto traz para a nossa vida? E, além disso, serve como linguagem universal. A sua forma de comunicação ultrapassa todas as fronteiras culturais. Basta saber as regras do jogo para estabelecer um contato com as pessoas. Você pode estar em outro país e não saber a língua do povo mas, ao ser capaz de jogar uma partida de futebol e brincar com as pessoas que moram lá, você ganha amizade e admiração!

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos