Esporte que Constrói Cidadãos

Ilustração. Ao fundo, uma rua circunda um jardim com grama verdinha. Xereta está de patins, Zé, de capacete, pedala sua bicicleta, Vital de capacete, conduz a sua cadeira de rodas de esporte. Edu, de capacete, sobrevoa o grupo. No canto direito da imagem, um tronco de árvore.

Confira o resultado do Concurso Seja Xereta com o tema: Esporte que constrói cidadão.

Em ano de Copa do Mundo, o desafio proposto pela Turma do Plenarinho foi o da produção de um texto sobre como o esporte pode mudar a vida das pessoas de uma maneira positiva. Para isso, era preciso pesquisar e descobrir iniciativas em que o esporte estivesse sendo praticado para ajudar as pessoas a crescerem física, mental e socialmente.

Participaram estudantes com idade entre 7 e 12 anos, matriculados no Ensino Fundamental.

Então, vamos aos vencedores!

Direto de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, veio a história contada por Lindiwe Sophia Oliveira Fideles. Lindiwe escreveu que o esporte vai muito além de diversão: “É essencial para uma vida saudável, não sedentária; um grande meio de integração social e de construção da cidadania”.

Lindiwe contou que, no bairro de Nova Cachoeirinha, região Noroeste de Belo Horizonte, cerca de 100 crianças e adolescentes participam do programa “Segundo Tempo”. De segunda a sexta, fora do horário de aula, elas praticam esportes e aprendem, também, a importância de ter disciplina, de frequentar a escola e de respeitar o próximo. Com essa reportagem, a Lindiwe mostrou que daria uma ótima Xereta, e que entendeu o quanto o esporte é essencial para a formação de qualquer pessoa. Por isso, ela fica com o primeiro lugar do concurso!

Em outro ponto do Brasil está nossa segunda colocada. Giovanna Ávila Toscano, de 10 anos, escreveu sobre um projeto que acontece lá na praia de Boa Viagem, na cidade de Recife, em Pernambuco. Ela contou a história de uma escolinha de vôlei de praia criada para ajudar crianças carentes. Participando desse projeto, os pequenos e pequenas deixam de passar o tempo na rua e ficam longe das drogas. Além disso, eles ainda cuidam da saúde e da alimentação!

As histórias não param por aí. A reportagem feita por Sabrina Cavalcante Teixeira, de 8 anos, mostra que o esporte, além de mudar a vida daqueles que o praticam e de suas famílias, também pode ajudar uma comunidade inteira! Ela é de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e fala de um trabalho desenvolvido no bairro de Vila Americana. Lá, existe um time de futebol formado por crianças de 7 a 10 anos. De vez em quando, esse time promove jogos beneficentes. Para assistir à partida, o ingresso é uma caixa de leite. Viu que bacana? As crianças praticam esporte e ainda ajudam a alimentar muita gente. Os detalhes dessa história podem ser vistos na matéria de Sabrina, é só clicar aqui para ver essa reportagem que ficou em terceiro lugar!

Este concurso aconteceu em 2010.

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Luci vania Vilela postado 20/07/2023 12:38

    Estou muito grata de tanto aprendizado

    • by Turma do Plenarinho postado 20/07/2023 13:16

      Que bom, Luci! A gente torce para que nossas ideias sirvam de combustível para a sua inspiração em sala de aula! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos