Continue a história: Calixto e o título de eleitor

Ilustração. Um menino aparece no centro da imagem, do ombro para cima, em frente a um fundo azul com triângulos brancos espalhados. O menino tem pele morena, cabelos curtos, ondulados e pretos e grandes olhos verdes. Ele sorri e olha para um documento verde que segura com uma das mãos. O documento é o título de eleitor.

Nós lançamos um concurso para as crianças continuarem a história do Calixto e o Título de Eleitor. Quer saber quem escreveu a história mais legal?

 

Então vamos à história… (por Maria Amélia Elói)

Calixto e o título de eleitor

Num caderninho, Calixto marcava em contagem regressiva os dias que faltavam para ele completar 16 anos e poder, enfim, tirar seu título de eleitor. Enquanto dava “adeus” à infância e “oi” à adolescência, o menino colecionava livros de história e se informava sobre políticos famosos de seu país.

Engraçado observá-lo despejando bronca nos adultos que reclamavam de ter de votar. – Eu queria ser eleitor e não posso, e você quer desperdiçar seu direito, Ronaldo? – esbravejava com o primo mais velho.

Calixto era o único da turma a dar notícia dos candidatos. Sabia de tanto detalhe! Se candidato W já havia trocado de partido, se X se preocupava com as mudanças climáticas, se Y se interessava pelos direitos das crianças, se Z era um contribuinte exemplar… Incrível!

Às vésperas das eleições, Calixto resolveu deitar mais cedo. Estava triste, inconsolável, porque ainda faltavam longos anos para que ele exercesse sua cidadania diante das urnas. Exausto, adormeceu logo.

Acordou às 8h15 da matina, com um som estridente, do despertador acionado pela mãe no quarto vizinho. Nem reclamou, porque algo muito estranho acontecera durante a noite. O espanto se avolumou. Olhou-se no espelho: a barba estava lá, espetada. Calixto estava pelo menos 10 centímetros mais alto e uns 15 quilos mais pesado. Não era mais criança, nem adolescente. Era um jovem, por sinal muito bonito, beirando os 20 anos! Depois, outro imprevisto, grata surpresa: cintilava sobre o criado-mudo um título de eleitor legítimo – com sua fotografia e dados pessoais.

Decidido, após o susto, saiu de casa de fininho, rumo ao colégio onde deveria votar. Quando apresentou seu título de eleitor ao fiscal,…

Veja como ficou o final da história:

…ele o indicou onde Calixto deveria votar e o avisou que eram eleições municipais . Calixto, tenso e ao mesmo tempo alegre por ter chegado o dia dele exercer sua cidadania plena, se dirigiu à urna e, com muita destreza e certeza, digitou o número de seu candidato e confirmou! Logo depois de fazer valer a pena o seu direito de cidadão, Calixto foi para casa alegre para esperar o final da votação e a apuração. Quando chegou o grande momento da apuração, Calixto pode ver que seu candidato tinha vencido. Muito satisfeito, Calixto decidiu que somente votar não era suficiente e então resolveu acompanhar o seu prefeito durante todo o mandato! Desde de então, ele propaga a ideia para todos de que votar é bom , mas melhor ainda é acompanhar o trabalho do candidato eleito.

Autor: Isaquiel Araújo

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

8 Comentário(s)

  • by Rayssa Santana postado 24/03/2017 14:49

    Levou um susto, pois ainda não era o dia dele votar,ele muito ansioso estava contando os dias para votar ,chegou o grande dia, ele ja estava pronto para votar em seu candidato , chegou na escola monstrou o título de eleitor para o fiscal e votou , depois de um tempo ele viu que o candidato dele tinha ganhado e que tinha feito a escolha certa. Fim

  • by Isaquiel Araújo postado 29/03/2017 12:45

    Ele o indicou onde Calixto deveria votar e o avisou que eram eleições municipais . Calixto tenso e ao mesmo tempo alegre por ter chegado o dia dele exerce sua cidadania plena se dirigiu a urna e com muita destreza e certeza digitou o numero de seu candidato e confirmou! Logo depois de fazer valer a pena o seu direito de cidadão, Calixto foi para casa alegre para esperar o final da votação e a apuração. Quando chegou o grande momento da apuração, Calixto pode ver que seu candidato tinha vencido. Muito satisfeito Calixto decidiu que somente votar não era suficiente e então resolveu acompanhar o seu prefeito durante todo o mandato! Desde de então ele propaga a ideia para todos que votar é bom , mais melhor ainda é também acompanhar o trabalho do candidato eleito.

    • by Edson postado 17/05/2017 10:02

      Parabéns Isaquiel!!!!!!

  • by Ivan Bispo Fogues postado 03/04/2017 16:15

    O Calisto votou na sua sessão, seus candidatos ganharam, porém alguns desistiram do cargo por ter um rombo no caixa da cidade, e os candidatos sempre com o auxilio do Calisto conseguiram uma cidade melhor, por sempre estar auxiliando os candidatos de sua cidade, ele conseguiu um cargo de secretario de gabinete e sempre foi muito bem aceito no meio dos políticos por ser um homem jovem honesto e trabalhador .

  • by Angelo Correa da Silva Agostine postado 03/04/2017 16:18

    Depois de ter votado, alguns anos se passou e ao ver que seu candidato não estava cumprindo com as suas propostas que fez nas reuniões.Ele protestou,mas sozinho não tinha voz no meio político,então pensou: “ Se na próxima eleição eu me canditar”. Então se passaram alguns anos e ele se candidatou e com boas propostas ele ganhou e por uma cidade melhor ele foi eleito a prefeito e cumpriu todas as suas pro mesas,para acabar com todo os pensamento que todo político é ladrão.

  • by Angelo Gabriel Gomes postado 03/04/2017 16:19

    Ele viu e disse;
    -pode votar.
    Ele entrou votou, e se sentiu uma criança realizando seu sonho.
    Mas depois de algum tempo ele viu que o seu candidato não era o esperado, ai ele descobriu por que os adultos reclamavam de votar novamente em novos candidatos e sempre a mesma coisa.
    Ele entrou de vereador, e ganhou pela sua simpatia, ganhou de novo , saiu para prefeito e ganhou, saiu pra presidente e ganhou, graças as historias lidas sobre politicos famosos.

  • by Gleicielly Pereira Silva postado 03/04/2017 16:26

    Depois de ter votado, alguns anos se passou e ao ver que seu candidato não estava cumprindo com as suas propostas que fez nas reuniões.Ele protestou,mas sozinho não tinha voz no meio político,então pensou: “ Se na próxima eleição eu me canditar”. Então se passaram alguns anos e ele se candidatou e com boas propostas ele ganhou e por uma cidade melhor ele foi eleito a prefeito e cumpriu todas as suas pro mesas,para acabar com todo os pensamento que todo político é ladrão.

  • by Heitor Silva Medeiros postado 10/05/2017 09:51

    … ele foi recebido com surpresa, porque os outros eleitores não queriam votar e só estavam ali pela força da lei. Também, com tanta corrupção, quem queria votar? Engano deles. Se a maioria não votar nos corruptos, votando em outros, os corruptos saem do cargo. Graças a atitude de Calixto, a pequena cidade melhorou e viveram felizes pelos próximos quatro anos. Fim.

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos