O que é ecologia?

Desenho de uma paisagem com árvores baixas verdes, céu azul e uma grande árvore de tronco marrom e folhas verdes do lado direito da imagem. Em frente a essa árvore, Zé Plenarinho aponta sorrindo para dois morcegos que dormem de cabeça para baixo pendurados em um dos galhos da árvore. Do seu lado, um homem de longos cabelos cacheados castanhos e presos para trás, barba e óculos sorri e também olha para os morcegos, enquanto escreve em uma folha de papel presa a uma prancheta. O homem e Zé vestem jaleco branco por cima de camisa verde.

Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos (plantas, animais, seres humanos) entre si e com o meio ambiente. Infelizmente, essa relação nem sempre é amigável. Ao longo dos anos, o homem, animal racional, não mostrou inteligência e responsabilidade suficientes quando o assunto era preservação da natureza. Querendo explorar, progredir e lucrar cada vez mais, ele acabou se voltando contra as águas, as florestas, o ar e o solo.

A grande verdade é que esse uso indiscriminado dos recursos naturais prejudica cada vez mais gente. Tornou-se até uma ameaça à qualidade e à continuidade da vida na Terra. Quando há falta de água e de energia elétrica, extinção de espécies animais e vegetais, ataque de pragas às lavouras, secas e enchentes nas cidades, por exemplo, já é a natureza reagindo contra as ações destruidoras do homem. E não é nada interessante essa queda-de-braço…

A questão é a seguinte: enquanto tantos adultos não dão um bom exemplo, as crianças podem surpreender, provando que já têm preocupação ecológica e sabem cuidar da natureza! Afinal, é o futuro delas que está em jogo. Concorda? Portanto, se você quer fazer alguma coisa para tentar evitar a destruição do Planeta, junte-se a essa luta!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

5 Comentário(s)

  • by Fernanda postado 05/06/2019 13:11

    A que o texto se refere

    • by Turma do Plenarinho postado 05/06/2019 18:23

      Oi, Fernanda! Tudo bem? Não entendemos muito bem a sua pergunta. O que você quer saber sobre o texto?

    • by Ana postado 19/06/2020 20:42

      O texto se refere à natureza e a economia genteeeeee

      • by Turma do Plenarinho postado 22/06/2020 14:03

        Oi, Ana! Não entendemos bem o que você quis dizer! Abraços da Turma.

  • by Fernanda postado 05/06/2019 13:12

    Oi

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos