Os livros de Machado de Assis foram escritos há mais de cem anos; mas ainda hoje são considerados muito atuais, pois tratam de temas universais, como o preconceito, a loucura, a vida, a morte, o casamento, a família, as diferenças sociais…
É comum os estudiosos dividirem a obra de Machado de Assis em duas fases. Na primeira fase (chamada romântica), o amor e os relacionamentos amorosos são o tema principal de seus livros. Destacamos aí as seguintes obras: Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878).
Na segunda fase (intitulada realista), Machado de Assis abre espaço para as questões psicológicas dos personagens. É a fase “mais madura” de sua obra. Nos livros Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908), ele faz uma análise crua e profunda do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, qualidades e, principalmente, seus defeitos. Muitas vezes o autor analisa, de forma negativista (sem esperança, sem otimismo) os valores da sociedade e critica os valores românticos, como a religiosidade e o amor sem medidas.
A partir da publicação de seu primeiro livro, Contos Fluminenses, em 1870, escreveu 20 livros, variando de estilo. Fez poesia, romance, conto, crônica e peça de teatro, tendo se destacado tanto no jornalismo quanto na literatura. A professora Josefa, amiga da Turma do Plenarinho, já leu vários livros de Machado e diz que o mais interessante em sua obra é que ele trabalhou muito bem a linguagem, fazendo grandes inovações de estilo, como o uso de frases curtas, de capítulos curtos e da “conversa com o leitor” – marca de seus textos. “Em suas histórias, ele descrevia muito bem o lado psicológico dos personagens e falava diretamente com os leitores. Coisa de gênio”, elogia a professora.
Muitos dos livros de Machado são leitura obrigatória nas escolas de todo o Brasil. Os mais famosos são Memórias Póstumas de Brás Cubas, A Mão e a Luva, Helena, Esaú e Jacó, Quincas Borba e Dom Casmurro. Não é uma leitura fácil; por isso, normalmente se começa a ler Machado de Assis no Ensino Médio. O estudo de suas obras costuma ser aprofundado nas faculdades de Letras.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
7 Comentário(s)
Olá, nos somos da maple bear year 3 B, e estamos estudando sobre o Machado de Assis, estamos lendo um livro dele “Contos de escola”, estamos achando muito legal,TCHAU
Que legal! Tenho certeza que estão adorando essa maravilhosa leitura!
Que legal!! Abraço da Turma
A sua vida foi muito dificil ,morrerão parentes,mas do mesmo jeito foi um grande leitor e escritor.
Isso mesmo: superação, né?
Queria receber o kit dos livro plenárinho
Oi, Jeovana! O Plenarinho não oferece kits de livros. As publicações que dispomos destinam-se preferencialmente a instituições de ensino, escolas legislativas, serviços de assistência social e conselhos tutelares. Abraços da Turma!
Comente!