Ricardo tem o sonho de espalhar a magia da leitura para crianças de sua cidade.
Aqui você conhece histórias de crianças que não esperaram o tempo passar para fazer a sua parte.
Um exemplo disso é o Ricardo Oliveira Costa, um menino de 11 anos que adora ler. Ele mora em Santanópolis, uma cidade bem pequena na Bahia. Cansado de demorar mais ou menos uma hora para chegar à biblioteca da cidade vizinha, já que sua cidade não dispunha de uma, ele decidiu colocar a mão na massa. E abriu, com suas próprias forças, uma biblioteca comunitária no seu município.
Faça chuva ou faça sol, ele vai de casa em casa arrecadando livros para a biblioteca. O pequeno já conseguiu juntar mais de cinco mil livros. E não para por aí: ele também faz rodas de leitura e dá palestras em escolas para incentivar outras crianças a amarem a leitura, pois segundo ele, não devemos depender de ninguém para procurar conhecimento. “É dia de oportunidade”, completa.
A perseverança em sua voz para conseguir realizar seu sonho cativa a todos. “Só Deus sabe quando vou conseguir, mas eu estou fazendo a minha parte”. “O objetivo é incentivar as crianças para que o amanhã seja diferente”, afirma a mãe dele, a professora Maria José Cerqueira, maior incentivadora do projeto do filho.
A história do Ricardo conseguiu te inspirar a fazermos juntos um mundo melhor?
(matéria originalmente publicada em 8/9/2015)
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
3 Comentário(s)
A atitude de Ricardo coincidecom qual artigo da Constituição
Oi, Jane! Um dos artigos que podemos mencionar é Art. 205. Nele está escrito que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e
incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Ricardo, ao se mobilizar para conseguir livros e incentivar a leitura, está promovendo e colaborando com a educação! Abraço da Turma
Artigo 6.º da Constituição:
São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Comente!