Câmara Mirim: deputado apadrinha projeto sobre trabalho infantil

Ilustração. Fundo em tons de verde. Ao centro da imagem do lado esquerdo está uma menina branca, de blusa vermelha. Ela entrega um papel branco para um homem que está à direita da imagem. O homem é branco, com barba e cabelos loiros, veste um terno preto, blusa social branca e gravata roxa. Ele sorri e usa seu dedo polegar direto para fazer um sinal positivo

Quando Karinne Souza Mendonça, de Águas Claras – DF, tinha 11 anos, em 2007, ela apresentou um projeto de lei para o Câmara Mirim. A proposta era tirar as crianças de situações de trabalho infantil e dar a elas uma vaga em tempo integral na escola.  “Quando a escola propôs para os alunos fazerem a lei para participar do concurso, achei que nunca daria em nada, como qualquer outro concurso normal que a gente participa”, lembra a aluna.

Ideia apadrinhada

Ela sabia que sua proposta estava concorrendo com projetos de vários estudantes do Brasil e que só as três melhores ideias seriam selecionadas para serem discutidas e votadas no Plenário da Câmara. O que ela não imaginava era que, além de selecionado, seu projeto aprovado ainda seria apadrinhado por um dos deputados da Casa.

“A escola me informou que eu havia ganhado tal concurso, foi uma surpresa incrível, nunca teria imaginado ganhar um concurso tão grande, e ainda ganhar em 1°lugar do Brasil, foi um orgulho imenso tanto pra mim mesmo quanto pra minha família”, diz a estudante.

O padrinho do projeto de Karinne foi o Deputado João Campos (PSDB/GO). Hoje a proposta desta deputada mirim tem nome: PL 2398/2007. Ela foi acrescentada a outro projeto de lei que também trata da proibição do trabalho infantil e da permanência das crianças na escola e está tramitando na Câmara.

A preocupação continua

Mesmo depois de tanto tempo, crianças trabalhando ainda levam Karinne à reflexão. “Outro dia, me deparei com uma cena triste, uma criança de 5 anos vendendo doce pra ajudar a mãe a comprar o leite do irmão mais novo. Eu gostaria que as crianças refletissem sobre o trabalho infantil, que alguém fizesse algo para tentar mudar essa situação”, diz Karinne. Ela sugere que as crianças aproveitem o Câmara Mirim para tentar mudar o Brasil, já que são o futuro do nosso país.

“Agradeço pela oportunidade que o Plenarinho me ofereceu de ajudar o próximo!”, destaca a estudante.

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos