Turismo consciente?

Dia 08 de maio é o Dia Nacional do Turismo. Que coisa boa é fazer turismo, viajar, passear… Podem ser viagens ao final do ano, aos feriados, visitas aos amigos ou parentes distantes, uma ida a um museu. Seja o que for, “turistar” é sempre uma experiência cheia de aprendizados, certo? E uma coisa que a Turma do Plenarinho aprendeu é que existe um tipo de turismo chamado consciente! Já ouviu falar?

Turismo consciente

É quando se está atento às qualidades do lugar que vai visitar. Por exemplo, ao pesquisar sobre um novo destino, um turista consciente presta atenção nas qualidades do lugar e nas tradições locais. Se vai a uma praia, sabe que não pode jogar lixo ou tirar conchas e pedras da areia, pois isso pode comprometer o equilíbrio do meio ambiente. Também não arranca pedaços de corais que chegam à areia, porque já aprenderam, antes de ir, que outros corais contam com o retorno deles assim que a maré encher. Respeito ao meio ambiente também serve para trilhas e passeios na mata. Recolher o lixo encontrado no caminho para a preservação do ecossistema é consciência turística. Os animais que moram na floresta agradecem!

Turismo Depredativo

O inverso de uma viagem consciente começa quando não se lê sobre o destino a ser visitado. O risco é acabar escolhendo lugares ou passeios que desrespeitam o meio-ambiente, que mantém animais em condições ruins de moradia ou maltratam o bichinho em troca de dinheiro. Também não é certo posar para fotos ao lado de animais silvestres, brincar com filhotes expostos fora de seu habitat. Outro exemplo do que não se deve fazer e que está dentro desta ideia de turismo é quando, ao visitar um local histórico ou um monumento da cidade, as pessoas não tomam cuidado e acabam destruindo algo valioso para quem vive ali. Ora, se um passeio ou uma viagem podem servir para nos ensinar coisas novas ou conhecer gente diferente, por que não aproveitar e fazer justamente o oposto??? Não faz muito sentido, não é?

Por isso, é importante aproveitar este dia para lembrar das responsabilidades do turista perante a cultura, a natureza e as pessoas de outras regiões. O turismo liga mundos diferentes e para fortalecer essa relação o respeito é coisa muito importante. Seja consciente e boa viagem!!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos