Turismo Cívico

Ilustração. Fundo, desenho do mapa de Brasília com alguns edifícios destacados: Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal, Catedral, Museu e Biblioteca Nacional, Torre de TV, Parque da cidade, Memorial Jk. Os demais edifícios estão ilustrados na cor cinza e permitem ver o formato de avião que tem Brasília. No centro, mais à direita, Zé Plenarinho, de óculos escuros, carrega duas malas, uma vermelha e uma azul.

Você sabia que existe uma grande variedade de tipos de turismo? Um passeio pode ser religioso, cultural, gastronômico, náutico, ecológico, cívico e muito mais.

A Turma tem certeza que você pode se divertir muito com qualquer um deles. Hoje, no entanto, é dia de falar sobre o Turismo Cívico. E sabe o porquê desta escolha? Porque uma visita à Câmara, essa nossa Casa linda, é turismo cívico. Então vamos lá!

O que é turismo cívico?

É uma modalidade de turismo cultural em que são visitadas instituições de governo, monumentos e outros locais de importância histórica, que ajudam a compreender melhor os fatos e os personagens mais marcantes do passado e do presente do nosso Brasil. E Brasília, nossa Capital Federal, é muito rica em tudo isso. Afinal, costuma-se dizer que aqui é centro do poder, lugar onde as autoridades se reúnem para decidir os rumos de todo o País!

Sendo assim, se você vier ou estiver em Brasília, pode visitar o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Itamaraty, o Supremo Tribunal Federal e outros tantos órgãos e monumentos que aparecem na tela da sua TV. Conhecer esses lugares é uma oportunidade de se aproximar um pouco mais da vida política do Brasil. Ah! Mas você também pode fazer este tipo de turismo em sua cidade, visitando os principais edifícios e monumentos históricos daí. Já foi à Assembleia Legislativa de onde você mora?

Em Brasília, é muito comum encontrar estudantes cujas escolas se organizam em caravanas  para conhecer os pontos turísticos da capital. Aqui na Câmara, todos são bem recebidos e fazem uma visita monitorada ao Salão Negro, Salão Verde, ao Plenário, ao corredor das comissões e a outros pontos importantes das duas Casas. É uma verdadeira aula prática de política e cidadania! quer mais informações sobre às visitas ao Congresso? É só entrar no site da Visitação!

Curiosidades de Brasília

Você sabia que:

  • a cada 2 horas, no Palácio do Planalto, é feita a troca da Guarda Presidencial, semelhante àquela do Palácio de Buckingham, em Londres? Aqui em Brasília, os soldados dos Dragões da Independência, revezam o posto. Eles são os encarregados de proteger o Chefe da Nação desde o tempo de D. Pedro I.
  • A primeira Residência Oficial de Juscelino Kubitschek, ao chegar em Brasília, foi construída em apenas 10 dias? O lugar recebeu o nome de Catetinho. Hoje é um museu onde podem ser vistos objetos, roupas e utensílios que ele usou quando morava lá.
  • Dentro do Palácio do Itamaraty, sede da Relações Exteriores do Brasil, aqui em Brasília, tem o maior hall sem colunas do mundo e muitas, muitas obras de arte?

Mapa de Brasília

Se quiser levar dicas sobre a nossa capital, imprima o mapa abaixo. Para isso, basta clicar na imagem e pedir sua impressão.

Mapa de Brasília

 Compartilhe suas fotos

Passando pela nossa capital, não deixe de fazer fotos, gravar vídeos e compartilhar nas redes sociais. Você pode ainda marcar o Plenarinho no Facebook e no Instagram com a hashtag #plenarinho, nós vamos curtir muito as suas publicações.

Fontes: Blog Nós no Mundo, Senado Federal.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos