Dia Nacional do Trânsito

25 de setembro é o Dia Nacional do Trânsito, uma boa ocasião para refletir sobre o grande número de acidentes que ainda acontecem no Brasil. Infelizmente, a falta de manutenção na sinalização, a imprudência de alguns motoristas, o não uso do cinto de segurança, além da ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir, ainda provocam muitas mortes no nosso país.

De acordo com o Portal do Trânsito, a cada 60 minutos morrem, em média, pelo menos cinco vítimas do trânsito no Brasil. E você sabia que os acidentes são a principal causa de morte de crianças de 5 a 14 anos no Brasil? E isso pode acontecer quando ela anda a pé, de bicicleta ou é passageira em veículos.

As vítimas de trânsito também têm um grande impacto no custo da saúde pública, chegando a quase R$ 3 bilhões por ano. Entre 2009 e 2018 houve um crescimento de 33% na quantidade de internações por esse tipo de acidente em todo o país.

Apesar destes dados preocupantes, segundo o Ministério da Saúde, em 2019 morreram menos pessoas em decorrência do trânsito, se comparado aos anos anteriores. Esta queda seria reflexo dos esforços realizados desde 2011, a partir do estabelecimento da Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito (2011 – 2020), instituída pela OMS.

Aproveitando a data e a necessidade de diminuir ainda mais estes números, o Plenarinho relembra algumas medidas que garantem a segurança de crianças e adultos no trânsito:

  • O motorista deve conhecer e respeitar as leis do trânsito e dirigir sempre com muito cuidado.
  • Em caso de ruas com sinal de trânsito, atravessar somente quando ele estiver fechado para todos os carros. No caso das faixas de pedestres, atenção redobrada: só atravessar se os carros já estiverem parados. E não se esqueça de sinalizar com a mão antes de atravessar.
  • Para transportar crianças no carro é preciso tomar alguns cuidados: as que tiverem menos de 10 anos de idade devem ficar no banco de trás, usando cinto de segurança ou sentadas em cadeirinhas apropriadas. Usar a cadeirinha diminui os riscos de morte em até 71%, em caso de acidente.
  • Bebês nunca devem viajar no colo, mesmo se forem recém-nascidos.
  • Crianças com até um ano de idade devem ficar em cadeirinhas fixadas de costas para o motorista ou carona. Depois dessa idade, a cadeirinha pode ficar na posição normal.
  • Quando a criança não couber mais na cadeirinha, ela deve sentar no próprio banco do veículo, presa pelo cinto de segurança.

Com informações do Portal do Trânsito e site Criança Segura

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos