Câmara Mirim 2019: Novidade nas inscrições para educadores

Estão abertas as inscrições para educadores interessados em trazer estudantes para a 13ª edição do programa. Mas, este ano, temos novidades! A partir de agora, as inscrições serão feitas em duas modalidades distintas: Educadores parceiros – para todos aqueles que já participaram de outras edições do Câmara Mirim; e Novos Educadores – para os que nunca participaram. Neste ano, professores e coordenadores de Câmara Mirins Municipais concorrerem nestas duas categorias e serão responsáveis por comporem o Plenário com 250 estudantes de todo o País!

Sobre as inscrições

Aqueles que quiserem participar, devem enviar até o dia 25 de janeiro, para o endereço camaramirim@camara.leg.br, uma redação com tema: “Como posso estimular o diálogo em sala de aula e preparar estudantes para um debate em que prevaleça o respeito?”.

Podem participar da seleção educadores que estejam atualmente trabalhando com estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, seja como professor de escola pública ou particular, seja vinculado a Câmaras Mirins Municipais.

Serão selecionados 6 (seis) Novos Educadores e 4 (quatro) Educadores Parceiros. Todos terão o direito de trazer até 30 alunos para participar dos dois dias de atividades do Câmara Mirim 2019, com data prevista para 24 e 25 de outubro. É importante salientar que, neste caso, as despesas correm por conta dos próprios participantes.

Regra para Novos Educadores

Serão selecionadas as 10 (dez) melhores redações da modalidade Novos Educadores. Estes serão automaticamente inscritos para participar no curso a distância Educação para Democracia e o Parlamento, oferecido pela Câmara dos Deputados, no período de 18 de fevereiro a 25 de abril. Dos 10 inscritos, aqueles que tiverem as 6 (seis) melhores notas garantirão as vagas de seus estudantes. Os demais comporão lista de espera para participação no Câmara Mirim.

Este mesmo curso a distância é parte do processo seletivo para ingresso no programa Missão Pedagógica no Parlamento, também da Câmara dos Deputados. O programa é composto por dois módulos – um presencial e um a distância. As despesas dos educadores com deslocamento, alimentação e hospedagem, no módulo presencial, serão de responsabilidade da Câmara dos Deputados. O módulo presencial acontecerá em Brasília, de 10 a 14/06/2019.

Não conhece o Câmara Mirim?

Trata-se de um programa de educação política no qual crianças e adolescentes são incentivados a escrever suas ideias para melhorar o Brasil, de forma coletiva, exercitando habilidades de cidadania. Uma das práticas envolve a elaboração de projetos de lei que integram a pauta dos encontros realizados na Câmara dos Deputados. Desde 2006, em Brasília, no mês de outubro, estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental vivem a experiência de analisar, discutir e votar em projetos de lei feitos por crianças e adolescentes de todo o país. É uma verdadeira aula de cidadania e democracia.

O regulamento completo do programa pode ser acessado em:  https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/12/03

tabela-cm2

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos