Câmara Mirim 2019: Novidade nas inscrições para educadores

Estão abertas as inscrições para educadores interessados em trazer estudantes para a 13ª edição do programa. Mas, este ano, temos novidades! A partir de agora, as inscrições serão feitas em duas modalidades distintas: Educadores parceiros – para todos aqueles que já participaram de outras edições do Câmara Mirim; e Novos Educadores – para os que nunca participaram. Neste ano, professores e coordenadores de Câmara Mirins Municipais concorrerem nestas duas categorias e serão responsáveis por comporem o Plenário com 250 estudantes de todo o País!

Sobre as inscrições

Aqueles que quiserem participar, devem enviar até o dia 25 de janeiro, para o endereço camaramirim@camara.leg.br, uma redação com tema: “Como posso estimular o diálogo em sala de aula e preparar estudantes para um debate em que prevaleça o respeito?”.

Podem participar da seleção educadores que estejam atualmente trabalhando com estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, seja como professor de escola pública ou particular, seja vinculado a Câmaras Mirins Municipais.

Serão selecionados 6 (seis) Novos Educadores e 4 (quatro) Educadores Parceiros. Todos terão o direito de trazer até 30 alunos para participar dos dois dias de atividades do Câmara Mirim 2019, com data prevista para 24 e 25 de outubro. É importante salientar que, neste caso, as despesas correm por conta dos próprios participantes.

Regra para Novos Educadores

Serão selecionadas as 10 (dez) melhores redações da modalidade Novos Educadores. Estes serão automaticamente inscritos para participar no curso a distância Educação para Democracia e o Parlamento, oferecido pela Câmara dos Deputados, no período de 18 de fevereiro a 25 de abril. Dos 10 inscritos, aqueles que tiverem as 6 (seis) melhores notas garantirão as vagas de seus estudantes. Os demais comporão lista de espera para participação no Câmara Mirim.

Este mesmo curso a distância é parte do processo seletivo para ingresso no programa Missão Pedagógica no Parlamento, também da Câmara dos Deputados. O programa é composto por dois módulos – um presencial e um a distância. As despesas dos educadores com deslocamento, alimentação e hospedagem, no módulo presencial, serão de responsabilidade da Câmara dos Deputados. O módulo presencial acontecerá em Brasília, de 10 a 14/06/2019.

Não conhece o Câmara Mirim?

Trata-se de um programa de educação política no qual crianças e adolescentes são incentivados a escrever suas ideias para melhorar o Brasil, de forma coletiva, exercitando habilidades de cidadania. Uma das práticas envolve a elaboração de projetos de lei que integram a pauta dos encontros realizados na Câmara dos Deputados. Desde 2006, em Brasília, no mês de outubro, estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental vivem a experiência de analisar, discutir e votar em projetos de lei feitos por crianças e adolescentes de todo o país. É uma verdadeira aula de cidadania e democracia.

O regulamento completo do programa pode ser acessado em:  https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/12/03

tabela-cm2

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

14 Comentário(s)

  • by Tiago Santos postado 21/12/2018 04:06

    Eu sou estudante, tenho que pedir para um professor meu me inscrever ou posso me inscrever por mim mesmo?

    • by Turma do Plenarinho postado 21/12/2018 12:10

      Oi, Tiago! Existem duas formas de inscrição. Seu professor pode inscrever toda a sua turma – inscrições abertas agora, mas você também poderá se inscrever individualmente. Estas inscrições ainda não estão abertas, e acontecem por meio do envio de projetos de lei por meio de um formulário que disponibilizamos aqui mesmo no portal. Deu para entender? 😉 Abraço da Turma

  • by EVA BATISTA FORTES FORTES VIEIRA postado 26/12/2018 16:26

    Olá! A redação que deve ser enviada será feita pelos alunos ou o professor?

    • by Turma do Plenarinho postado 02/01/2019 15:01

      Olá, Eva! A redação agora é para os professores que têm interesse em trazer suas turmas para participar do Câmara Mirim. As inscrições para estudantes ainda não estão abertas. Abraço da Turma

  • by Francisco Raimundo de Oliveira postado 08/01/2019 09:40

    Bom Dia, meu nome e Francisco e estou com uma duvida. A redação devera ser mandada somente no email? ou existe outro lugar para mandar?

    • by Turma do Plenarinho postado 08/01/2019 12:36

      Olá, Francisco!
      Você não consegue mandá-la via e-mail? Escolhemos esta forma por entendê-la mais prática e de menor custo. Caso você não tenha como fazê-lo, pode enviar para o endereço: Plenarinho – Câmara dos Deputados, Anexo 1, sala 1609 – Praça dos Três Poderes – Brasília/DF – 70160-900. É importante ficar atendo para que o prazo de chegada da correspondência não seja posterior ao dia 25/01.

  • by Ana Carolina postado 12/01/2019 19:01

    A inscrição baseia-se somente no envio da redação?

    • by Turma do Plenarinho postado 14/01/2019 12:29

      Olá, Ana Carolina! A inscrição é feita a partir do envio da redação, mas as vagas para os estudantes só são garantidas depois de um processo seletivo que envolve a escolha das melhores redações e a participação do professor em um curso a distância oferecido pela Câmara dos Deputados. A aprovação neste mesmo curso, garante, além das vagas no Câmara Mirim, uma vaga no curso presencial/virtual Missão Pedagógica no Parlamento, que acontece em Brasília, no mês de junho, sem qualquer custo para o professor. Caso você queira mais informações, liga pra gente no 61-32161804. Abraço da Turma

  • by Ivo Testoni postado 14/01/2019 17:36

    A participação do estudante é tb do 5° ao 9° cujo quisito é o Projeto de Lei ou pode ser para ensino médio tb. Temos na cidade o Parlamento Jovem onde o regulamento aceita candidatos a Vereador Jovem até a 2° ano. O envio do Projeto de Lei será a partir de que data? Uma vez que a inscrição da redação é só para educadores.

    • by Turma do Plenarinho postado 14/01/2019 18:23

      Olá, Ivo! Participam do Câmara Mirim estudantes do 5º ao 9º ano. A Câmara dos Deputados também tem o seu Parlamento Jovem, voltado a estudantes do ensino médio de todo o Brasil. Para conhecê-lo, acesse: http://www.camara.leg.br/pjb.

      Quanto à sua outra dúvida, as inscrições para estudantes (com envio de Projeto de Lei) serão abertas em fevereiro. Fique ligado no portal, em breve divulgaremos o regulamento! Abraço da turma.

  • by Rubia Xibili – Gestora postado 23/01/2019 14:52

    Caríssimos, minha unidade de ensino e professores tem muito interesse em participar desta ação mas os estudantes estão de férias escolares.

    • by Turma do Plenarinho postado 23/01/2019 17:00

      Olá, Rúbia! Não tem problema se os seus alunos ainda estão em férias. Nesta fase, as inscrições são só para os educadores. Para participar, é preciso elaborar uma redação com o tema: “Como posso estimular o diálogo em sala de aula e preparar estudantes para um debate em que prevaleça o respeito?” e enviar para camaramirim@camara.leg.br. O prazo termina no dia 25/01, ainda dá tempo de participar! Para mais informações, acesse o regulamento: https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/12/03. Aguardamos a sua participação!

      Abraços da Turma.

  • by Daniel postado 16/02/2019 18:40

    Boa tarde! Gostaria de saber se as escolas que foram como Câmara Mirim de suas respectiva cidade poderá participar da edição de 2019? Pois perdemos a data da incricao, por motivo financeiro que a cidade passa…

    • by Turma do Plenarinho postado 18/02/2019 13:27

      Oi, Daniel! Infelizmente para a edição de 2019 não dará mais tempo de incluir novas Câmara Mirins… Mas não desanime, ano que vem tem mais e ficaremos muito felizes de tê-los por aqui. Abraço da Turma

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos