Jackson do Pandeiro

Em 31 de agosto de 1919, nasceu José Gomes Filho, que ficaria conhecido em todo país como Jackson do Pandeiro. O gosto pela música começou em casa, já que sua mãe, Flora Mourão, era cantadora de coco, um ritmo musical nordestino. Apesar de toda a miséria em que vivia, foi ainda na infância que esse paraibano de Alagoa Grande começou a tocar zabumba, e depois passou pela bateria e bongô, até chegar ao pandeiro.

Jackson do Pandeiro foi um grande compositor e instrumentista, que deixou mais de 400 gravações, contribuindo especialmente na difusão dos ritmos nordestinos. “Quem mais conhece Jackson do Pandeiro deve saber de umas 50 músicas ou um pouco mais. Ninguém tem noção da riqueza e grandiosidade de seu trabalho”, destacou Fernando Moura ao jornal O Estado de São Paulo. Moura é autor da biografia “Jackson do Pandeiro – O Rei do Ritmo” (Editora 34).

Jackson do Pandeiro é citado como uma forte influência artística por diversos músicos, como Gilberto Gil, Alceu Valença, Moraes Moreira, João Bosco, Lenine, Chico César, entre outros. Entre as canções mais conhecidas, imortalizadas em sua interpretação, temos Chiclete com Banana, Sebastiana, O Canto da Ema, Um a Um e Forró em Limoeiro. O artista morreu aos 62 anos, em 10 de julho de 1982.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos