No dia 24 de agosto de 1944, nascia Paulo Leminski. Poeta, escritor, tradutor e professor de História, Redação e até faixa-preta de judô! Desde criança, Leminski sempre chamou a atenção por sua cultura e genialidade. Foi cedo que o curitibano inventou um jeito próprio de escrever poesia, com poemas breves, trocadilhos e experimentos visuais. O artista também fez parcerias com nomes de peso da música brasileira, como Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Itamar Assumpção, Moraes Moreira, entre muitos outros.
Dentre seus diversos livros, destacamos o infantojuvenil “Guerra dentro da gente”, que conta a história de um menino pobre que encontra um velho que se oferece para ensinar a ele a arte da guerra. O garoto resolve acompanhá-lo em uma viagem que o ajuda a compreender melhor a vida e descobrir o que havia no coração daquele homem.
Vale conferir também a coletânea “Bicho Alfabeto”, que traz 26 poemas selecionados do livro “Toda Poesia”. Com ilustrações de Ziraldo, o bicho alfabeto passeia pelo mundo das letras, criando palavras, versos e poemas.
Leminski morreu em 7 de junho de 1989, aos 44 anos. Mas permanece vivo na lembrança de seus leitores.
Bem no fundo
No fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria
de ver nossos problemas
resolvidos por decreto
a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela — silêncio perpétuo
extinto por lei todo o remorso,
maldito seja quem olhar pra trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais
mas problemas não se resolvem,
problemas têm família grande,
e aos domingos saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas.
Comente!