Dia 20 de novembro foi a data escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, um guerreiro que lutou muito contra a escravidão no Brasil e morreu neste dia, em 1695.
A data representa uma oportunidade para refletirmos sobre a condição social dos negros no Brasil, sobre representatividade, sobre suas conquistas e desafios.
De todos os países da América Latina, o nosso é o que reúne a maior quantidade de jovens afrodescendentes. Mesmo assim não está livre do racismo. Relatório lançado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014 revelou que os negros são os que mais são assassinados, são a maioria da população presa, são os que ganham menores salários e que frequentam a escola por menos tempo. Nos postos de governo, são os menos presentes. O relatório mostrou ainda que as taxas de analfabetismo entre os negros são duas vezes maiores em relação aos demais brasileiros.
Datas como esta são importantes para que haja reflexão sobre o papel da população negra na sociedade e para chamar a atenção sobre os graves efeitos da discriminação racial que ainda existe. E, principalmente, sobre a necessidade de continuar lutando para que todos, todos mesmo, tenham direitos iguais.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
6 Comentário(s)
Eu não gosto do racismo e escravidão
A escravização dos negros e o racismo merecem toda a nossa indignação, Pedro. Vamos juntos lutar contra a discriminação racial! Abraços da Turma!
Todas pessoa merece viver num mundo sem descriminalização, não só eles são descriminados mas também pessoas que não são diferentes da sociedade.
É isso mesmo, Agatha, precisamos lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva – que respeite e saiba conviver com as diferenças! Xô, discriminação! Abraços da Turma!
eu não gosto do racismo porque perde tempo com isso sendo que da pra ser amigo!
Não dá para tolerar o racismo, né, Beatriz? Abraços da Turma!
Comente!