Coronavírus – saiba como se cuidar!

Desde o final de 2019, o mundo vem enfrentando uma das mais graves pandemias de todos os tempos: a Covid-19, causada pelo Sars-CoV-2, ou novo coronavírus. Para deixar você por dentro do assunto e ajudar na prevenção dessa doença que não sai dos noticiários, o Plenarinho preparou esta matéria.

O que se sabe sobre o coronavírus?

Coronavírus não é um vírus específico, mas uma grande família de vírus. Eles podem causar desde resfriados simples até doenças respiratórias mais graves, como a Sars (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave) e a Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).

Uma característica dos coronavírus é que eles podem acometer espécies animais diferentes. A Sars e a Mers, por exemplo, tiveram como hospedeiros morcegos, camelos e dromedários, antes de chegarem aos seres humanos.

O coronavírus que está causando a epidemia de agora está sendo chamado de Sars-CoV-2 (ou Novo Coronavírus). E a doença que ele causa ficou conhecida como Covid-19.

Como se dá o contágio

Os coronavírus normalmente são transmitidos pelo ar, por meio de tosse ou espirro, contato pessoal próximo ou com objetos e superfícies contaminadas. Ou seja, da mesma forma que um resfriado ou uma gripe.

“Cof, cof! Xiii, será que eu peguei?”

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar perda de olfato e paladar, dores do corpo, nariz escorrendo ou entupido, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas, em geral, são leves e começam gradualmente.

Há pessoas que são infectadas pelo coronavírus mas que não apresentam sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 5 pessoas com COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade para respirar.

Idosos e pessoas que já têm algum problema médico, como pressão alta, diabetes, problemas respiratórios ou cardíacos, têm maior risco de desenvolver a forma grave da doença.

Quais são os países com casos confirmados de infecção por coronavírus?

A Covid-19 chegou a praticamente todos os 193 países do mundo – segundo dados do Hospital Johns Hopkins de agosto de 2020, apenas 12 países não apresentavam casos confirmados: Vanuatu, Palau, Tuvalu, Nauru, Samoa, Kiribati, Micronésia, Tonga, Ilhas Marshall e Ilhas Salomão, na Oceania; e Coreia do Norte e Turcomenistão.

Como se prevenir

As medidas para reduzir o risco de contrair infecção respiratória por coronavírus ou por qualquer outro vírus são as mesmas:

  • Se for possível, fique em casa. Não saia para nada – a não ser que esteja precisando de assistência médica. A gente fica entediado, é verdade, mas é para o bem de todas as pessoas – seus amigos, parentes, vizinhos, colegas da escola…
  • Use máscaras caseiras que cubram o nariz e a boca se precisar sair de casa;
  • Evite contato com pessoas que estão tossindo ou espirrando. Mantenha pelo menos 2 m de distância;
  • Higienize as mãos com frequência, principalmente após passar por transportes ou locais públicos. Vale a pena ter sempre um frasquinho de álcool em gel para limpá-las quando não puder lavá-las com água e sabão;
  • Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar, e descarte o lenço em local adequado. Se não tiver um lenço à mão, use o antebraço para cobrir a boca e o nariz;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Evite aglomerações ou locais pouco arejados.

Atenção: se você está com os sintomas da COVID-19, procure assistência médica e evite sair de casa. Assim você não transmite doenças por aí.

A Câmara e o Novo Coronavírus

Clique aqui e conheça as ações da Câmara para o combate à Covid-19 e para reduzir o impacto socioeconômico da doença. Projetos de lei, fiscalização dos recursos orçamentários, notícias e estudos.

Com informações do Hospital Johns Hopkins, da Revista Saúde, do Hospital Albert Einstein e dos portais Nexo, UOL e G1. Conteúdo publicado em 04/02/20. Última atualização em em 17/08/20.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

4 Comentário(s)

  • by sofia postado 02/06/2020 20:01

    Muito interessante! Muito importante sabermos, e conhecer mais sobre como se prevenir, contágio, ect.
    ajudou muito.

    • by Turma do Plenarinho postado 02/06/2020 21:35

      Que bom que gostou, Sofia! Em breve lançaremos mais conteúdo informativo sobre o assunto. Conhecimento é fundamental para a prevenção do contágio! Abraços da Turma!

  • by Gustavo postado 04/08/2020 21:29

    Gostei! Matéria interessante me ajudou a esclarecer algumas dúvidas.

    • by Turma do Plenarinho postado 05/08/2020 10:19

      Que bom, Gustavo, ficamos felizes em saber! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos