Faça a sua máscara de proteção!

Xi, está sem máscara de proteção à disposição? Aprenda a improvisar uma máscara sem costura, usando materiais que você tem em casa! É só seguir o passo a passo.

1. Separe o material necessário: um pedaço de tecido e dois elásticos de cabelo.

mascara_passo_01

Seu tecido deve ser um retângulo com 28 X 40 cm. Vale recortar uma camiseta que você não use mais, um lençol velho… mas peça antes aos seus pais, não saia recortando roupas sem consultá-los.

Caso não tenha liga de cabelos, pode usar um pedaço de elástico com as pontas amarradas. A medida é a volta do pulso de um adulto.

2. Dobre o tecido e coloque os elásticos para fazer as alças.

mascara_passo_02

Com o tecido esticado, com a parte mais larga voltada para você, faça duas dobras de mesmo tamanho, formando um retângulo de 9 X 40 cm. Posicione os elásticos a 13 cm das pontas do tecido, conforme a ilustração.

3. Dobre o tecido mais uma vez.

mascara_passo_03

Agora sua máscara vai ganhar forma! Dobre o tecido que sobra depois do elástico em direção ao centro. Você vai obter um retângulo pequeno com elásticos nas pontas.

4. Experimente a máscara e ajuste-a em seu rosto.

mascara_passo_04

Além de cobrir nariz e boca, a máscara deve tampar as laterais do rosto, de modo a não permitir que gotículas de saliva entrem ou saiam pelos lados.

A polêmica das máscaras de proteção

Desde o início da pandemia da COVID-19, o uso de máscaras de proteção gerou dúvidas e polêmicas.

Inicialmente, a orientação dos especialistas era que apenas indivíduos com sintomas da doença e profissionais de saúde usassem máscaras – de preferência, cirúrgicas ou do tipo PFF2, com alto poder de filtragem do ar.

No entanto, pesquisas realizadas em todo o mundo verificaram que o uso de máscaras, em público, por toda a população, de fato diminuía a propagação do vírus.

Como havia escassez de máscaras cirúrgicas e PFF2, o Ministério da Saúde passou a indicar o uso de máscaras caseiras, de tecido.

E agora, qual é a recomendação?

Hoje em dia, já é fácil encontrar máscaras cirúrgicas e PFF2 a preços acessíveis em farmácias e comércios de equipamentos de segurança individual.

Ainda bem! Porque, com a propagação das variantes do Sars-Cov-2 com alta transmissibilidade, como a Ômicron, os especialistas passaram a recomendar que todas as pessoas usem preferencialmente máscaras PFF2, ou máscara de tecido de três camadas com uma cirúrgica por baixo.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos