Quem inventou o álcool em gel?

Ilstração. O fundo é em tons de azul. No centro, uma mulher morena de cabelos curtos e blusa vermelha de mangas compridas sorri enquanto borrifa o conteúdo líquido de um frasco nas mãos.

Um dos produtos mais consumidos atualmente é o álcool em gel. O que pouca gente sabe é que foi uma mulher a sua inventora. Prático e eficiente no combate a vírus e bactérias, esta versão do antisséptico foi criada em 1966.

Estudante de enfermagem em Bakersfield, na Califórnia, Lupe Hernandez tinha uma preocupação: como os profissionais de saúde poderiam higienizar as mãos quando não tivessem acesso a água e sabão? A solução foi criar uma versão em gel do álcool – tão eficaz quanto o líquido, mas portátil e com menos riscos de provocar incêndios.

Apesar da relevância da sua invenção, não se sabe quase nada sobre Lupe Hernandez. Ela é apenas citada no livro sobre enfermagem e liderança profissional, “The Growth and Development of Nurse Leaders”, publicado em 2019. Como observou o site especializado em cultura latino-americana Remezcla, esse é mais um caso de uma mulher latina deixada de fora dos registros oficiais da história.

Mesmo assim, é importante ver esse reconhecimento, mesmo que tardio, e saber que Lupe Hernandez ainda está contribuindo para salvar vidas e proteger os profissionais de saúde em todo o mundo.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos