Suzana Herculano-Houzel

Suzana Herculano-Houzel é uma professora e pesquisadora brasileira que se especializou em desvendar os mistérios do cérebro humano.

Nascida em 1972, no Rio de Janeiro, ela sempre foi muito curiosa. Com quatro anos, pediu à madrinha, que era professora primária, para ensiná-la a ler. Com cinco anos, entrou na primeira série, já alfabetizada.

O ingresso na faculdade também foi precoce: aos 16 anos, Suzana começou a cursar biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aos 19 anos, recém-formada, foi estudar genética em Cleveland, nos EUA; porém, se apaixonou pela neurociência e concluiu o doutorado entre França e Alemanha.

Suzana ficou muito famosa no mundo inteiro por seus estudos relacionados ao cérebro humano, sua anatomia e funções, e também pelos estudos comparados entre o nosso cérebro e o de animais.

Mas, aqui no Brasil, ela ficou conhecida mesmo por traduzir para o público leigo as descobertas da neurociência. Ela já teve colunas em grandes jornais e em revistas, já teve quadro em programa de TV e escreveu vários livros não destinados à comunidade científica.

Já recebeu críticas de colegas por sua iniciativa de simplificar conceitos científicos complexos para o cidadão comum. “Acho que a vocação da ciência é de autoajuda, no sentido de desenvolvimento pessoal, de ter informações para viver melhor”, resume ela.

Hoje, Suzana mora nos EUA e trabalha para a Universidade de Vanderbilt. Às meninas que se interessam por ciência, ela garante: “Dizer que homem é melhor em matemática ou raciocínio espacial é besteira. Acho que é só motivação”. “Se você passa confiança para as meninas desde a escola, se incute nelas a ideia de que são tão boas quanto os rapazes da turma, vai encontrar um desempenho ótimo”, completa.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos