Mayana Zatz é uma bióloga molecular e geneticista conhecida em todo o mundo por suas pesquisas pioneiras nos campos de doenças neuromusculares e de células-tronco.
Nascida em Tel Aviv, Israel, em 1947, Mayana migrou com sua família para São Paulo quando tinha apenas 8 anos de idade. Desde criança, já se interessava por biologia e achava “o máximo essa coisa de ser cientista, os livros, as plantas e a genética”.
Mayana cursou biologia pela Universidade de São Paulo (USP), onde teve o primeiro contato com genética humana. Formou-se em 1968, e no ano seguinte iniciou um trabalho de aconselhamento genético de famílias portadoras de doenças neuromusculares.
Ainda pela USP, tornou-se mestra e doutora em genética, em 1970 e em 1974, respectivamente. Entre 1975 e 1977, fez pós-doutorado pela Universidade da Califórnia (UCLA).
De volta ao Brasil, Mayana fundou a Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM), entidade que proporciona mais qualidade de vida a centenas de pacientes e seus familiares, principalmente àqueles que possuem baixa renda familiar.
Membro da Academia Brasileira de Ciências desde 1996, já ganhou vários prêmios e condecorações, tais como a Ordem Nacional de Grã-Cruz de Mérito Científico, o Prêmio L’Óreal/Unesco para Mulheres na Ciência, o Prêmio TWAS em Pesquisa Médica e o Prêmio México de Ciência e Tecnologia, entre outros.
Hoje em dia, Mayana dirige o Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-tronco na instituição. Entre suas valiosas contribuições científicas está a identificação e mapeamento de genes responsáveis por síndromes humanas raras.
Saiba mais – doenças neuromusculares
São doenças que afetam o sistema nervoso periférico, isto é, os músculos, as junções neuromusculares (estruturas que conectam os nervos aos músculos) e nervos periféricos. Embora não costumem causar alterações nas funções cerebrais (consciência, memória, raciocínio e linguagem), trazem dificuldades de locomoção e de execução de tarefas cotidianas.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
2 Comentário(s)
Quero parabenizar a doutora geneticista Mayana Zatz por ser tão brilhante, e contribuir de forma tão significativa e brilhante para a humanidade!Fiquei encantada pelo exame de DNA,desde o tempo Em que o rei Pelé teve que se submeter à época, no caso SANDRA REGINA e tempos depois por ignorância de um namorado na época, tive que me submeter a um exame de DNA,ao qual deu resultado positivo aqui na Clínica Heréditas aqui em Brasília!Gostaria muito de uma orientação da Outora Mayna Zatz em relação a uma neta minha que é especial e precisa fazer uma cirurgia para colocar uma sonda para ganhar peso,é infelizmente, nem ,nem meu filho temos co condições financeiras para o custeio desta cirurgia!Já foi colocado na defensoria pública, julgado em segunda instância, é negado,e mesmo se A UNIMED fizer a cirurgia, meu filho tem que arcar com as despesas de 80 mil reais,o que se torna inviável para os padrões financeiros dele!
Oi, Regina! Entendemos a sua aflição e esperamos que a situação da sua neta se resolva da melhor forma possível. Infelizmente não é possível contatar a Dra. Mayana Zatz por aqui.
Já pensou em recorrer ao Hospital Sarah? Ele é especializado em reabilitações. Se for o caso do problema de saúde da sua neta, o endereço deles na internet é: https://sarah.br/. Estamos torcendo por vocês! Abraços da Turma!
Comente!