Mayana Zatz

Mayana Zatz é uma bióloga molecular e geneticista conhecida em todo o mundo por suas pesquisas pioneiras nos campos de doenças neuromusculares e de células-tronco.

Nascida em Tel Aviv, Israel, em 1947, Mayana migrou com sua família para São Paulo quando tinha apenas 8 anos de idade. Desde criança, já se interessava por biologia e achava “o máximo essa coisa de ser cientista, os livros, as plantas e a genética”.

Mayana cursou biologia pela Universidade de São Paulo (USP), onde teve o primeiro contato com genética humana. Formou-se em 1968, e no ano seguinte iniciou um trabalho de aconselhamento genético de famílias portadoras de doenças neuromusculares.

Ainda pela USP, tornou-se mestra e doutora em genética, em 1970 e em 1974, respectivamente. Entre 1975 e 1977, fez pós-doutorado pela Universidade da Califórnia (UCLA).

De volta ao Brasil, Mayana fundou a Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM), entidade que proporciona mais qualidade de vida a centenas de pacientes e seus familiares, principalmente àqueles que possuem baixa renda familiar.

Membro da Academia Brasileira de Ciências desde 1996, já ganhou vários prêmios e condecorações, tais como a Ordem Nacional de Grã-Cruz de Mérito Científico, o Prêmio L’Óreal/Unesco para Mulheres na Ciência, o Prêmio TWAS em Pesquisa Médica e o Prêmio México de Ciência e Tecnologia, entre outros.

Hoje em dia, Mayana dirige o Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-tronco na instituição. Entre suas valiosas contribuições científicas está a identificação e mapeamento de genes responsáveis por síndromes humanas raras.

Saiba mais – doenças neuromusculares

São doenças que afetam o sistema nervoso periférico, isto é, os músculos, as junções neuromusculares (estruturas que conectam os nervos aos músculos) e nervos periféricos. Embora não costumem causar alterações nas funções cerebrais (consciência, memória, raciocínio e linguagem), trazem dificuldades de locomoção e de execução de tarefas cotidianas.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos