Receitas para a sua festa junina em casa

Ilustração de cida e seu pai alegres, ambos de avental quadriculado branco e vermelho. Eles estão na sala da casa decorada com bandeirinhas de festa junina em frente a uma grande mesa. Sobre a mesa, uma grande tijela de pipoca, um bolo com um pedaço cortado e um pudim branco.

Para que o seu arraial em casa fique ainda mais animado, separamos algumas receitas que são a cara dessa época do ano: a pipoca, o bolo de fubá e o cuscuz de tapioca.

São receitas bem fáceis de fazer. Mas é muito importante que você peça a ajuda de um adulto nas partes que envolvem mexer com fogo.

As receitas usam xícaras e colheres como medidas. Mas não é qualquer xícara ou qualquer colher – são medidas-padrão. Assim, a receita tem mais chance de dar certo na sua casa, assim como deu na nossa!

Medidas-padrão:

1 xícara = 240 mL
½ xícara = 120 mL
¼ de xícara = 60 mL
1 colher de sopa = 15 mL
1 colher de chá = 5 mL

‘Simbora’ para a cozinha, minha gente!


Pipoca

Pipoca é uma delícia em tempo de São João… e a qualquer hora! E fica pronta num instante!

Ingredientes:
¼ de xícara de milho para pipoca
2 colheres (sopa) de óleo
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela tipo pipoqueira (ou em uma panela grande com tampa), coloque o óleo e o milho. Peça para um adulto levar ao fogo médio, tampada. Aguarde o milho começar a estourar. E aí, ouvidos ligados! Quando demorar mais do que cinco segundos entre um ‘pop’ e outro, é hora de tirar a panela do fogo.

Peça ao adulto para despejar as pipocas em uma tigela grande, adicione sal a gosto e misture com cuidado. Pronto, pode saborear!


Bolo de fubá com coco

Para essa receita, não é necessário liquidificador ou batedeira – basta uma tigela e uma colher de pau. Ela é perfeita para quem não pode consumir ovos ou leite, pois não leva nenhum dos dois ingredientes.

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de fubá mimoso
1 xícara de açúcar
1 pacote de 100g de coco ralado (ou 100g de coco fresco ralado)
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1 pitada de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de erva-doce frio (se não gostar do gosto da erva-doce, pode substituir por água ou mais leite de coco)
1 xícara de leite de coco
½ xícara de óleo vegetal de sabor suave
Opcional – sementes de erva-doce

Modo de preparo:

Peça para um adulto ligar o forno a 180ºC.

Unte com óleo ou margarina uma forma de 20 cm de diâmetro, com furo no meio.

Em uma tigela, peneire os ingredientes secos e misture. Junte a eles os ingredientes úmidos e misture bem com o auxílio de uma colher de pau.

Despeje a massa na forma preparada e peça para um adulto colocar no forno. E paciência! Nada de abrir o forno antes que ele complete pelo menos 20 minutos de forno, ou então ele vai murchar.

O bolo deve assar por uns 40 minutos ou até que comece a perfumar toda a casa e, ao ser espetado com um palito, ele saia sem massa grudada.

Deixe o bolo esfriar sobre um descanso de panela. Quando estiver morno, peça para um adulto ajudar a desenformar em um prato de servir.


Cuscuz de tapioca com coco

Chegou a vez da mandioca (aipim ou macaxeira, dependendo de onde você é)! Aqui, ela aparece como tapioca granulada – não é aquela que a gente usa para fazer tapioca ou beiju. São uns grãozinhos secos e brancos. No supermercado, ficam na seção das farinhas.

Ingredientes:

¾ de xícara de tapioca granulada
1 xícara de água
1 garrafinha de 200 mL de leite de coco
1 pacote de 100 g de coco ralado (se for fresco, fica ainda melhor!)
½ xícara de açúcar

Modo de preparo:

Unte uma forma média de furo no meio com óleo vegetal de sabor suave. Se tiver óleo de coco, pode usar, fica muito bom!

Adicione todos os ingredientes em uma panela média e misture. Agora, peça a um adulto para levar a panela ao fogo mexendo até cozinhar a tapioca – ela deve ficar meio transparente por fora e branca no miolo.

Peça ao adulto para despejar o conteúdo da panela na forma preparada. Cubra com um pano de prato limpo e deixe esfriar em temperatura ambiente, depois leve à geladeira até ficar durinho.

Aí é só desenformar em uma prato bonito, cortar em fatias e servir!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos