Excelência no ensino no sertão cearense

Comprometimento, responsabilidade compartilhada e muito amor. Esses são os principais ingredientes da receita que levou uma pequena escola do sertão cearense a alcançar o melhor desempenho do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, nos anos iniciais (1º ao 5º anos). A Escola de Ensino Fundamental Maria do Carmo Cardoso fica em Independência, a 300 km de Fortaleza, e atende 350 estudantes. A nota 9,8 no Ideb 2019 se junta a uma coleção de prêmios que a instituição já recebeu devido aos bons resultados obtidos nos últimos anos.

Quem lidera esse processo é a diretora Socorro Pimentel. Ela assumiu a gestão escolar em 2013 determinada a elevar os índices de qualidade de ensino. Para tanto, estabeleceu planos de metas anuais com foco na aprendizagem, simulados semanais, avaliações mensais de desempenho, atividades diversificadas e reforços no contraturno. Tudo isso, claro, com o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Socorro comenta que é um trabalho de equipe, com foco principal no aluno. Ela explica que a alfabetização está no centro das preocupações e inclui a compreensão, a interpretação e a leitura fluente do texto, assim como o desenvolvimento das competências em matemática. Para alcançar os bons resultados, é preciso que haja confiança e participação dos responsáveis em todo esse trabalho. “É uma corresponsabilização”, ensina.

Busca ativa

A chamada busca ativa é um dos pilares do trabalho. “Quando um aluno falta, ligamos para a família para saber o motivo. Faltou dois dias consecutivos, vamos buscá-lo em casa. É na sala de aula que o saber acontece, a aula é como um laboratório vivo da produção do conhecimento”, detalha a diretora. “Vamos em busca de nossos alunos com muito amor. É com prazer que queremos nossos alunos dentro da escola”, ressalta.

Mas, em tempos de pandemia e ensino a distância, será que a frequência escolar foi afetada? Que nada! “A frequência não foi afetada porque a busca ativa continua. Fazemos ligações diárias para as famílias, alertamos que pandemia não são férias. As aulas permanecem, bem como as atividades, avaliações e pesquisas”, relata.

Os poucos estudantes sem acesso à internet recebem atividades semanais que são entregues na escola aos responsáveis. Toda turma tem um grupo de Whatsapp, onde se divulga a agenda diária, o conteúdo dado e um resumo das aulas. Por lá, é possível tirar dúvidas, que são respondidas muitas vezes por vídeos gravados pelos educadores.

Educação pública em destaque

Os sucessivos prêmios recebidos pela Escola Maria do Carmo Cardoso enchem de orgulho toda a comunidade escolar e têm provocado um crescente aumento na procura por vagas. “É um resgate da credibilidade na educação pública. A escola pública não é mais vista como uma punição. Antes o pai dizia para o filho que se não passasse de ano iria estudar numa escola pública. Hoje vemos uma migração de demanda de matrículas da rede privada”, observa Socorro Pimentel.

E olha que a Escola Maria do Carmo Cardoso conta com a menor estrutura física do município, como relata a gestora: “Quem não sonha com uma escola modelo, com quadra, um pátio mais agradável, auditório, salas amplas? Eu sonho. Mas enquanto a gente não tem essa estrutura ideal, vamos nos reinventando. Temos uma escola tão pequena, com tão poucas coisas a oferecer, e a gente consegue fazer com que os alunos assistam às aulas e gostem da escola. Parece que eles nem veem o que está faltando – que a gente sabe que está e que eles merecem”.

Trabalho em rede

A diretora faz questão de reconhecer o trabalho desenvolvido no Ceará para aumentar a qualidade do ensino. No ranking das 10 melhores escolas do Brasil nos anos iniciais, nove são públicas e estão no interior do estado. Socorro Pimentel atribui o resultado à política de educação na idade certa, fruto de um pacto entre estado e municípios em prol da educação. Isso inclui suporte pedagógico, formações continuadas para os docentes e gestão democrática.

Tudo feito sem deixar de lado uma das principais ferramentas da educação: o afeto. “Sementes plantadas e cuidadas por pessoas que amam o que fazem sempre terão um resultado diferenciado”, aposta Socorro. Palavras de quem sabe semear como ninguém!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

1 Comentário

  • by Cecília Pimentel postado 01/10/2020 21:36

    Orgulho dessa profissional excelente, que foi minha professora e além de tudo é minha mãe! Parabéns aos profissionais da Escola Maria do Carmo Cardoso, juntos por uma educação de qualidade!

Comments are closed.