Vih Bueno: sem limites para dançar e sonhar

Ilustração de um palco em tons de azul. No centro há uma bailarina de pele morena, cabelos presos, uma coroa na cabeça. Ela não tem os dois braços, está em uma pose de balé sobre um pé só, com sapatilha de ponta bege e usa vestido branco.

“Vocês podem tudo, menos desistir”. Esse é o principal recado que a bailarina Vih Bueno gosta de mandar para seus milhares de seguidores nas redes sociais. A mensagem vem com a força de sua experiência pessoal. A jovem nasceu sem os braços, mas a deficiência nunca limitou seus sonhos. Nascida em Santa Rita do Sapucaí (MG) em 22/03/2004, ela dança desde os 5 anos. Em 2020, conquistou o ouro na prova da Royal Academy of Dance, prestigiado método internacional de avaliação de ballet clássico.

“O que mais encanta na dança é a leveza dos passos, eu me sinto única quando estou dançando”, descreve a jovem artista. “A dança me ensinou a ir mais além, tendo disciplina, foco, determinação e a nunca desistir”, completa Vitória, ou apenas Vih. Além do ballet, ela domina o jazz, o sapateado, e também os segredos de uma maquiagem perfeita. Vih Bueno segue diversas influencers de beleza e surpreende com a habilidade com que maneja pincéis, bases e delineadores.

Além de talentosa nos palcos, Vih Bueno é muito aplicada também na escola, onde cursa o segundo ano do Ensino Médio. “Nós, bailarinas, não temos muito tempo para estudar em casa, então a gente tem que prestar bastante atenção nas aulas para não ficar com muita dúvida e acumular matéria”, ensina.

Sobre os preconceitos sofridos, Vih Bueno conta que sempre tentou “entender o lado das pessoas” e que isso a ensinou a ser mais forte. Para ela, a deficiência nunca foi um obstáculo, “então isso me ajudou a querer ir mais além, a buscar, a persistir”. A bailarina avalia que a acessibilidade tem melhorado no país, mas em um ritmo muito lento. Ela destaca, ainda, a importância de uma educação realmente inclusiva. “Nem todas as escolas aceitam crianças com deficiência. Acho isso muito importante para que se possa enxergar as crianças com deficiência com um olhar mais empático, a se colocar mais no lugar da pessoa com deficiência”, afirma.

O carisma de Vih Bueno no palco se repete nas redes sociais. Em suas contas, é possível acompanhar toda sua leveza, bom humor, além de coreografias e makeups: @vihb_bailarina (Instagram) e @vihbboche (TikTok).

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos