Plenarinho participa de encontro de vereadores mirins em SC

O 11º Encontro Estadual de Vereadores Mirins reuniu, nesta quarta-feira (01/06), 650 jovens entre 9 e 14 anos, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A coordenadora do Plenarinho, Ana Cláudia Lustosa, participou do evento, onde apresentou o Câmara Mirim, programa de educação política da Câmara dos Deputados, e incentivou os estudantes a inscreverem seus projetos de leiAo apresentar um histórico do programa, Ana Cláudia destacou a importância dos debates e da negociação. “Uma das coisas mais bonitas que acontece no Parlamento é o diálogo. É isso que queremos no Câmara Mirim. O grande barato é ver sua ideia ser discutida por estudantes do Brasil inteiro, ver que é possível pensar diferente e ainda assim construir junto”.

Poder transformador

Ex-Vereador Mirim pelo município de Gaspar (SC), Leonardo Ames foi um dos palestrantes do evento. Ele falou sobre a importância da participação do jovem na política e lembrou que uma ideia sua, apresentada em 2016, levou à instalação de rampas de acesso para cadeirantes em todas as escolas catarinenses. “É algo tão básico. Ali, entendi a importância da política em nossas vidas, ela está absolutamente em tudo. Temos a oportunidade de mudar nem que seja um pouco a nossa escola, o nosso município”, avalia.

Ana Cláudia Lustosa complementou. “Mudar o mundo pode parecer grande. Mudar o Brasil, mudar nossa cidade, até a nossa escola também pode parecer grande. Mas a transformação pessoal é que é gigante, e pode levar a uma série de transformações maiores. Acreditem no poder transformador que vocês têm”. 

O 11º Encontro Estadual de Vereadores Mirins foi promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, ligado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Existem 70 programas de câmaras mirins em funcionamento em todo o estado.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos