A expectativa dos “calouros” no Câmara Mirim

A edição 2022 do Câmara Mirim terá um gostinho especial para integrantes duas instituições: o Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco (Planaltina/DF) e a Escola Municipal Mãe Vitória (Petrolina/PE). Será a primeira vez que seus estudantes e educadores participarão do nosso evento mais aguardado.

A expectativa está bem grande entre as turmas. “Nossos estudantes estão super empolgados para a troca entre os deputados mirins. Um pouquinho nervosos, mas isso é normal, já que é a primeira participação deles. Com certeza, será um momento de aprendizado – até porque o melhor aprendizado é justamente entre os próprios estudantes”, avalia a professora Jaqueline Novoletti, da Escola Municipal Mãe Vitória, que terá 13 deputados e deputadas mirins.

No Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco, que fica na zona rural de Planaltina (DF), o sentimento é o mesmo, como relata o professor Rony Gomes Pinto. “Está todo mundo ansioso, acho que eu mais do que os meninos. A ansiedade está grande, porque é um terreno que a gente não domina, de sentar, participar das reuniões e do plenário, conversar com gente de outros estados. Será um aprendizado para todo mundo”, aposta. A escola de Rony também participará com 12 parlamentares.

Trocas intensas

 Jaqueline Novoletti relata que o contexto da sua escola é de vulnerabilidade, o que a motiva a sempre incentivar a participação dos alunos. “O Câmara Mirim é um espaço excelente para ser ocupado, para que debatam projetos de lei, entendam sobre os Três Poderes e, de fato, compreendam o quão importante é se apropriar da vida política do País”. Prof. Jaque, como é mais conhecida, espera que o evento seja um espaço de trocas intensas também para os educadores. “Estou aí para aprender com os veteranos”, diz a professora de Língua Portuguesa.

Professor de Educação Física, Rony tem trabalhado conteúdos relacionados à cidadania com suas turmas e espera que a participação no Câmara Mirim aumente o interesse das meninas e meninos. “Estamos plantando uma semente, acho que vamos colher os frutos com o tempo”.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos