Muitos brasileiros já tiveram ideias que mudaram a história do mundo. Foram invenções que saíram de cabeças de pessoas inteligentes, mas principalmente estudiosas.
Afinal, para criar algo importante é preciso, além de muita dedicação, muita pesquisa! Conheça, a seguir, algumas invenções bem legais, todas de brasileiros!
Voos da imaginação
Balão
Bartolomeu de Gusmão era um padre brasileiro. Ele descobriu que o ar, quando aquecido, fica mais leve que o ar da atmosfera. Com isso, inventou o balão de ar quente, mas a criação não foi bem-sucedida. Quando foi mostrar sua descoberta em público, o balão pegou fogo e assustou a todos. Assim, o “padre voador”, como era chamado na época, foi esquecido. Se não fosse por isso, a história de Bartolomeu de Gusmão poderia ter sido bem diferente.
Avião
Alberto Santos Dumont nasceu em 1873, em Minas Gerais. Ele simplesmente inventou o avião. Imagine só: inventar o avião! Hoje isso é simples para nós, que estamos acostumados a voar. Mas, na época de Santos Dumont, parecia coisa de louco pensar em algo assim. A primeira conquista foi quando o aeroplano 14-Bis, construído por ele, sobrevoou o céu de Paris (a capital da França) em 1906. Depois, a tecnologia foi sendo desenvolvida aos poucos por Santos Dumont e por outras pessoas – inclusive pelos irmãos Wilbur e Orville Wright, dos Estados Unidos, que no país deles são considerados os inventores do avião. Mas o mérito é mesmo do nosso brasileiríssimo Santos Dumont!
Relógio de pulso
Às vezes, uma descoberta leva a outra. E foi assim que Santos Dumont também inventou o relógio de pulso. Só existia o relógio de bolso, mas Dumont não conseguia mexer no bolso para consultar as horas enquanto manobrava as pesadas manivelas do 14-Bis. Então, ele pensou numa forma de ver as horas sem tirar o braço da posição que usava para comandar o aeroplano. Assim, nasceu o relógio de pulso, hoje usado no mundo inteiro.
Urna eletrônica
No Brasil, o voto é secreto e muito bem protegido. Você sabe por quê? Por causa da urna eletrônica. Antes, os eleitores faziam as suas escolhas em cédulas de papel, e assim era mais fácil acontecer alguma fraude. (Alguém podia, por exemplo, pegar uma cédula e rabiscá-la toda para anular o voto de algum eleitor, ou preencher um voto em branco).
A urna eletrônica também ajudou muito na hora da contagem dos votos, que ficou mais rápida e segura. Quem idealizou o voto eletrônico foi o desembargador Carlos Prudêncio, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em 1989, ele organizou a votação na cidade de Brusque (SC) com a ajuda de um computador, e depois disso a Justiça Eleitoral fez pesquisas para tornar o processo eleitoral mais ágil, seguro e descomplicado.
Assim, o Brasil foi o primeiro país a ter uma eleição totalmente informatizada (em 1995). Essa tecnologia despertou interesse mundo afora, principalmente nos Estados Unidos – que tiveram problemas com a contagem dos votos para eleger o seu presidente em 2000.
Criações muito gostosas
Quem não gosta de brigadeiro? Nas festas, ele é o docinho preferido da criançada. Mas você conhece a história do brigadeiro? Foi assim: na eleição de 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes disputou a Presidência do Brasil com Eurico Gaspar Dutra. (Nesse caso, brigadeiro era um posto militar – o título do oficial mais graduado da Aeronáutica). Mas alguém teve a ideia de misturar leite condensado, manteiga e chocolate em pó, fazendo um docinho para distribuir durante a campanha eleitoral de Eduardo Gomes. Assim, o doce foi chamado de brigadeiro, em homenagem ao candidato. Na época, ele não ganhou a eleição, mas o doce caiu no gosto do povo e faz sucesso até hoje. Sorte nossa, não é mesmo?
Pão de queijo
O lanche da tarde tem cara de pão de queijo. Ele surgiu quando escravas que trabalhavam como cozinheiras de fazendas, em Minas Gerais, preparavam biscoitos de polvilho para os seus senhores. Depois, o biscoito ganhou queijo e se transformou nessa delícia que faz sucesso até hoje.
O pão de queijo, hoje em dia, é um produto exportado pelo Brasil. Mas as escravas, na época, nem podiam imaginar que a ideia de ralar o queijo e colocar na massa do biscoito faria tanto sucesso! Foi uma ótima invenção…
CDs
Sabia que existe um sistema contra a cópia ilegal de CDs? O cantor Ralf Richardson da Silva, da dupla sertaneja “Christian e Ralf”, criou uma forma de armazenar as músicas no CD. A gravação é fragmentada (ou seja, as informações são registradas de forma dividida, um pouco de cada vez). Assim, ele garante que não é possível copiar as músicas ilegalmente e fazer um CD pirata.
Bina
Era um aparelhinho que mostrava, quando o telefone tocava, o número da pessoa que estava ligando. A palavra Bina é, na verdade, uma sigla que significa “B identifica número A” – ou seja, o segundo aparelho revela o número do primeiro. O Bina foi inventado em 1977 por Nélio Nicolai, um brasileiro especialista em telefones. Apesar de ter sido o criador do Bina, ele levou muitos anos brigando na Justiça para ser reconhecido com seu inventor. O aparelho foi usado no mundo inteiro!
Telefone sem fio
Você acha que o telefone sem fio é uma invenção nova? Está enganado. Alguns anos depois de o escocês Graham Bell criar o primeiro telefone, o aparelho sem fio foi idealizado pelo brasileiro Landell de Moura. Landell, que era um padre, criou um modelo ainda precário do telefone sem fio, mas a ideia não foi levada a sério. Então, ele também não conseguiu o reconhecimento. Mais tarde, a ideia foi melhor elaborada e as primeiras versões chegaram ao Brasil na década de 1980.
Outras ideias geniais
Trio elétrico
Adolfo Nascimento e Osmar Macêdo inventaram o trio elétrico, aquele super carro de som usado no Carnaval. Mais conhecidos como Dodô e Osmar, eles subiram num carro modelo Ford e tocaram frevo bem alto para uma multidão. Depois, foram convidados para desfilar tocando para o povo. Essa ideia deu origem aos grandes trios elétricos que hoje passam por muitas cidades tocando axé e outros tipos de música.
Futevôlei
Esse esporte foi criado pelo brasileiro Otávio Moraes, em 1965, para driblar a proibição de jogar futebol na praia (na época, a polícia reprimia essa atividade). A invenção ficou famosa na década de 80, quando os jogos foram exibidos por algumas redes de TV. Hoje existem grandes campeonatos de futevôlei.
Tônico fortificante
A esposa de Cândido Fontoura – que era um farmacêutico – tinha a saúde muito frágil e precisava de um fortificante. Por isso, Fontoura foi pesquisando e misturando substâncias até criar um tônico para ajudá-la. A fórmula deu tão certo que muita gente começou a procurar pelo tônico – que, entre outras coisas, aumenta o apetite. Assim, foi dado o nome de Biotônico Fontoura, usado até hoje. (Mas preste atenção: não use esse tipo de tônico, nem qualquer outro remédio, sem a orientação de um médico!)
Agora é a sua vez!
Algumas invenções realmente mudaram a cara do mundo. Outras nem saíram do papel, e muitas idéias não tiveram o reconhecimento que mereciam. Mesmo assim, o nosso povo continua sendo bem criativo. Os brasileiros contribuíram bastante para transformar o cotidiano das pessoas ao redor do nosso planeta.
Quem sabe você também não faz alguma descoberta genial?… Ler e estudar muito ajuda a ter grandes ideias!
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
9 Comentário(s)
Eu amei as descobertas
Que legal, Alice! A gente também adora saber mais sobre esse tema! Qual a sua descoberta preferida? Abraços da Turma!
bom e gostei de todas mas a que eu mas gostei foi a do brigadeiro sim sorte a nossa
Brigadeiro é com certeza uma das invenções mais gostosas do Brasil, Anna Julia! Abraços da Turma!
sim o brigadeiro e muito gostoso e e muito facild e fazer tambem
Você sabe fazer brigadeiro, Anna Julia? Que delícia! Na Turma ainda não tem ninguém que faça brigadeiro sem a ajuda de um adulto, mas a gente come que é uma beleza, hehehe! Abraços da Turma!
nao sei nao mas minha tia minha vó e minha mae sabe faze um bem gostoso!
sim agente come e come hehehe! mas tambem nao pode faltar algo muito importante no brigadeiro sem o chocolate e os confeites de chocolate o brigadeiro nao exestiria
Oi, Anna Júlia!! Quer dizer que você também é fã desta invenção nacional? É uma delícia mesmo!!!
Abraço da Turma
Comente!