Rachel de Queiroz

Desenho de Rachel de Queiroz sorrindo

Rachel de Queiroz é uma prestigiada escritora brasileira que foi precoce em tudo. Ela nasceu no Ceará em 17 de novembro de 1910 e formou-se professora com apenas 15 anos.

Como presenciava a seca que assolava a sua terra naquela época, com 20 anos escreveu uma de suas maiores obras, o livro “O Quinze”, que aborda a triste realidade dos retirantes que fugiam da seca nordestina. Pelo livro, ela recebeu um prêmio da Fundação Graça Aranha e a obra ficou conhecida nas maiores capitais.

Ao longo da vida, Rachel de Queiroz escreveu muitos livros, foi tradutora, autora de peças de teatro, professora e jornalista, ou seja, teve uma vida dedicada às letras. Também escreveu deliciosos livros infantis, como “O menino mágico”, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil em 1969, “Andira” e “Cafute & Pena-de-prata”. Esses livros foram inspirados nas histórias que ela contava para os netos.

Foi a primeira brasileira a entrar para a Academia Brasileira de Letras.

Ela morreu aos 92 anos, dormindo em sua rede.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos