Câmara Mirim 2015

Em 2015, o Plenarinho recebeu mais de 700 projetos de lei de estudantes de todo o país.  Depois de avaliados,  foram definidos os três que vão ser discutidos e votados em comissão e no Plenário.

Foram eles:

Cumprimento de promessas de campanha, de Pedro Arfux Pereira Cavalcante de Castro, de Ponta Porã/MS. Ele estuda na Escola Estadual João Brembatti Calvoso e se preocupa com os políticos que não cumprem suas promessas. A proposta dele é que o político que não cumprir pelo menos 25% das promessas de campanha até o final de mandato tenha seus bens materiais penhorados. “Vários políticos fazem várias promessas durante o período eleitoral e alguns não cumprem sequer uma promessa das propostas em campanha eleitoral. Esse projeto pode reduzir a corrupção, pois uma parte do dinheiro público será obrigatoriamente gasta em benefício do povo”, disse Pedro.

Brasil Saudável, de Themisia do Carmo Nogueira, da Escola Atual, de Águas Claras/DF. A ideia da Themisia é conceder isenção de impostos para quem vender alimentos orgânicos para as escolas. “É necessário ensinar a acostumar as pessoas a importância da alimentação saudável e o consumo de alimentos orgânicos”, justificou a menina.

Incentivo à produção audiovisual nas escolas, de Bruno da Costa Pajola, Campos dos Goytacazes/RJ. Bruno estuda na Escola Municipal Maria Lúcia, e escreveu um projeto para desenvolver uma geração mais crítica e cidadã. Para isso, ele pensou na capacitação dos estudantes para aprender a trabalhar com produção audiovisual. Ele lembrou de uma lei aprovada no ano passado que a exibição de filmes nacionais faz parte do currículo complementar, dizendo que foi criada uma nova demanda. “A produção local, respeitando a imensa diversidade cultural no Brasil que tem proporções continentais, atenderia essa demanda e ajudaria na implementação da lei. Além de incentivar os alunos a ingressarem na economia criativa através da indústria do audiovisual”, disse Bruno.

Nos dias 22 e 23 de outubro, os autores vieram a Brasília para defender sua proposta e, junto com eles, cerca de 300 crianças que virão com seus professores e coordenadores de câmaras mirins municipais. Confira as instituições participantes:

• CEMA – Colégio Machado de Assis/ SC
• Câmara Mirim De Blumenau/SC
• Câmara Mirim de Belo Horizonte/ MG
• Câmara Mirim de São José do Rio Preto/SP
• Câmara Mirim de Campos dos Goytacazes/RJ
• Unidade Escolar Letícia Macêdo/ PI
• SESI – Candeias/ BA
• Escola Atual/ DF
• Escola Santa Rosa/ DF
• Câmara Mirim de Gaspar/ SC
• Câmara Mirim de Andradas/ MG

Assista ao vídeo e veja o que aconteceu nos dois dias do Câmara Mirim 2015

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos