Plenarinho comemora um ano de cara nova!

Se você acompanha o Plenarinho há mais de dois anos, certamente reparou que ele está de cara nova. Mas não é só a cara, o coração também! Além de nova estrutura, cores, imagens, fontes e links, o conteúdo também foi todo reorganizado, tudo para deixá-lo mais interativo e com navegação mais agradável e fácil.

Afinal de contas, queremos que a sua viagem pelo Jeito Criança de ser Cidadão seja sempre muito divertida. E, como março é mês de aniversário do novo portal, achamos legal contar um pouco de sua história e ainda fazer uma retrospectiva do que aconteceu em 2017.

 Sobre o Plenarinho

A ideia de ter um portal como o Plenarinho surgiu em 2002, quando um grupo de servidores da Câmara dos Deputados pensou que seria muito importante ter um espaço para que crianças e adolescentes pudessem aprender e discutir cidadania, o Poder Legislativo, democracia e política.

Em 2004, o Plenarinho foi ao ar pela primeira vez, num lançamento simultâneo em 26 escolas do Brasil. De lá pra cá, o Plenarinho passou por muitas mudanças, sempre buscando a melhor maneira de se aproximar das escolas, trazendo estudantes e professores para junto do Parlamento.

Ao longo de todos estes anos, confirmamos que os professores são nossos grandes aliados, pois nos ajudam a fazer com que os produtos que criamos cheguem em muitos, mas muitos estudantes espalhados por esse nosso enorme Brasil. Por isso, passamos também a planejar ações e atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, apoiadas nos nossos jogos, revistinhas, animações e reportagens.

Retrospectiva de 2017

Em 2017, fomos atrás de experiências inspiradoras vividas por jovens cidadãos. Gente como você e muitos dos seus amigos que, apesar de serem novos, sabem que cidadania não tem idade! Para garantir acessibilidade aos conteúdos do portal, inserimos uma janela com Libras em quase todos os vídeos do Plenarinho. Para fazer nossa voz chegar ainda mais longe, viramos parceiros da Rádio Câmara e colocamos no ar o programa a Vez do Plenarinho. Publicamos vídeos que ensinam a desenhar a montar paper toys dos nossos personagens, mas que também tratam de assunto sério, como no caso dos dados sobre o trabalho infantil no Brasil.

Como acontece todos os anos, organizamos a 12ª edição do Câmara Mirim e recebemos mais de 300 deputados mirins aqui em Brasília. Os projetos de lei votados foram o da deputada mirim Bianca França, de Presidente Médici/RO, que determinava a padronização da data de validade dos produtos; o do Caio Vinícius, Joinville/SC, que pedia a tradução dos documentos dos refugiados no Brasil; e o do deputado Mirim João Otávio, de Monte Carmelo/MG, que tratava do atendimento médico nas escolas. Participaram das votações, as seguintes instituições: Mercês Aguilar/MG, Colégio Santa Rosa/DF, Escola Atual/DF e câmaras mirins de, Blumenau/SC e Gaspar/SC, o colégio Machado de Assis/SC, Colégio Global/SC, Colégio Boa Vista/PA, além do Partido Mirim/DF e das câmaras mirins de Jaraguá do Sul/SC, Biguaçu/SC e Belo Horizonte/MG, a escola Marista de Goiânia/GO, Escola da Natureza/DF e a Câmara Mirim de Ponta Grossa/PR.

Para fechar o ano com chave de ouro, fizemos o roteiro de um livro sobre direitos da mulher, ainda não publicado, e o de uma nova história em quadrinhos com o título Xô Intolerância. Lembrando que enviamos, pelos Correios, mais de 50.000 revistinhas de nossa autoria!

Bom, nós poderíamos seguir aqui contando um monte de coisas legais que aconteceram neste ano de portal novo, mas você se cansaria e teria menos motivos para se jogar nas nossas páginas e descobrir por conta própria tantos outros motivos para continuar conosco.

Siga o Plenarinho nas redes sociais

Você já se inscreveu no nosso canal no Youtube?

Já curtiu nossa página no Facebook?

Já deu like nas nossas fotos no Instagram?

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos