Narizinho, Pedrinho, Tia Anastácia, Emília? Quem não tem esses personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo no imaginário? E você sabe de onde surgiram esses personagens e essas histórias tão mágicas? Da cabeça de um gênio de nossa literatura chamado José Bento Renato Monteiro Lobato, o Monteiro Lobato.
O avó de Monteiro Lobato, o Visconde de Tremembé, tinha uma biblioteca imensa. O pequeno Lobato aproveitou o espaço e mergulhou no mundo da leitura, lendo todos os livros para crianças que havia na biblioteca do seu avô. Nos primeiros anos em que começou a frequentar a escola, já escrevia contos para os jornais da instituição.
Ele também gostava de desenhar, mas acabou cursando direito por insistência do avô. Formado em direito, Monteiro Lobato escrevia e desenhava caricaturas para jornais era um deles. Em 1912, o jornal O Estado de S. Paulo publicou seu artigo, Velha Praga, que mais tarde seria Urupês, título do seu primeiro livro.
Escritor nacionalista
O escritor é conhecido pelo seu nacionalismo. Procurava levar para as crianças histórias de aventuras e personagens ligados à cultura brasileira, resgatando o folclore e as lendas urbanas. Também ensinava história, geografia, gramática, matemática e física nas suas obras infantis.
Publicou 26 obras voltadas ao público infantil e elas foram traduzidas para diversos idiomas, como francês, italiano, inglês, alemão, espanhol, japonês e árabe.
Em 1918, Monteiro Lobato comprou a Revista do Brasil, revolucionando a forma editorial dos livros. As capas começaram a ser coloridas e atraentes. Logo fundou a editora Monteiro Lobato & Cia depois, chamada Companhia Editora Nacional. Monteiro Lobato morreu em 1948.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
4 Comentário(s)
Vocês disponibilizam livros de monteiro Lobato?
Infelizmente não, Karem. Mas temos muitos materiais bem legais no site: revistinhas, animações, áudios etc. Abraços
Bacana! Mas queria o conteúdo relacionado a Paulo Freire, que não abre, pois parece não estar disponível. Seria parte do empenho deste governo em destruir a imagem do maior educador brasileiro de todos os tempos e de maior reconhecimento no mundo inteiro?
Não duvidaria. Melhorem!
Aline, temos tido alguns problemas técnicos com os links do nosso portal – especialmente com os dos posts que aparecem em “conteúdo relacionado” (se você tivesse tentado clicar nos outros posts dessa área, veria que todos estão inacessíveis). No entanto, se você buscar por Paulo Freire, vai ver que o post sobre ele está normal e acessível: https://plenarinho.leg.br/index.php/2017/09/paulo-freire-o-intelectual-amoroso/. Não temos intenção de destruir a imagem de quem quer que seja, ainda mais de Paulo Freire. Vamos trabalhar para solucionar este problema quanto antes.
Comente!