E agora, Drummond?

Ilustração. Fundo alaranjado. Ao centro está Carlos Drumond de Andrade, ele é um senhor de cabelos brancos, usa óculos e uma blusa longa azul com bolinhas brancas. Carlos está sentado em uma mesa marrom, com a mão direta apoiada sobre a mesa e a mão esquerda está em seu rosto com o cotovelo apoiado na mesa. Do lado esquerdo da imagem, sobre a mesa, há uma máquina de escrever com um papel inserido nela com um texto escrito, ao lado da máquina tem um papel branco amassado. Do lado direito da imagem tem uma pedra também sobre a mesa.

No dia 31 de outubro de 1902, na cidade de Itabira (MG), nasceu um dos maiores poetas brasileiros, você sabe quem é? Carlos Drummond de Andrade. O poeta é tão importante para o nosso país que a data do seu nascimento passou a ser chamada de Dia D – Dia de Drummond.

A Poesia de Drummond

Drummond gostava de brincar com as palavras. Além disso, tinha uma maneira intensa de falar dos sentimentos e daquilo que o rodeava. Isso pode ser percebido no trecho de um dos poemas intitulado Desejo a Você.

“(…)Noite de lua cheia, rever uma velha amizade, ter fé em Deus… Não ter que ouvir a palavra não nem nunca, nem jamais e adeus. Ler é essencial

Rir como criança, ouvir canto de passarinho, sarar de resfriado, escrever um poema de amor, que nunca será rasgado.

Formar um par ideal, tomar banho de cachoeira, pegar um bronzeado legal, aprender uma nova canção… Esperar alguém na estação (…)”

O protesto e o caráter de crítica política também podem ser encontrados na escrita do poeta. Leia o poema José:

“E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta,
e agora, José? (…)”

O que achou? No que ele te fez pensar? Que tal conversar com seu(sua) professor(a) e pedir a ele(a) que a discuta com seus colegas? Será que eles pensaram o mesmo que você? Você também pode nos contar o que pensou, deixando seu comentário logo aqui embaixo.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos