Dia da Síndrome de Down

Ilustração. Fundo roxo com vários círculos em tom mais claro de roxo espalhados, No centro, de braços cruzados, uma menina de cabelos pretos, lisos e com franja sorri, Ela tem olhos castanhos levemente puxados e veste camiseta sem mangas cor de rosa.

No dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo a mais em todas ou em quase todas as células de um indivíduo. Parece complicado de entender?Os cromossomos são estruturas que carregam todas as características das pessoas: cor dos cabelos, dos olhos, da pele, estrutura física, etc. Quase todo mundo tem 46 cromossomos. Quem tem Down, tem 47.  Até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que a provocam essa alteração genética. O que se sabe é que ainda não há como evitá-la e, por tanto, não é responsabilidade da mãe ou do pai. Para você ter uma ideia, de cada 700 bebês que nascem, um tem Síndrome de Down.

Características

Quando a pessoa nasce com a síndrome, não há exames que determinem, no nascimento, como a pessoa vai evoluir durante a sua vida.  Mas hoje, com as descobertas da medicina, sabe-se que para a criança down desenvolver todo seu potencial é importante que, desde cedo, seja amada e estimulada pelos pais, irmãos e profissionais habilitados.

A alteração genética das crianças com Down faz com que todas elas tenham as seguintes características:

1 – hipotonia (flacidez muscular, o bebê é mais molinho);
2 – comprometimento intelectual (a pessoa aprende mais devagar);
3 – aparência física (uma das características físicas são os olhinhos puxados).

Aceitar as diferenças

Atualmente, a Síndrome de Down é mais conhecida, o que permite mais qualidade de vida, melhores chances e desenvolvimento para quem tem a síndrome. Infelizmente, esse avanço ainda não foi suficiente para acabar com um dos principais obstáculos que as pessoas com Down enfrentam: o preconceito.

Sabia que existem atitudes para diminuir a exclusão social da pessoa com Down? Confira quais são:

  • a transmissão das informações corretas sobre o que é a síndrome;
  • o convívio social e o acesso à educação inclusiva;
  • a garantia de espaço para participar de programas voltados ao lazer, à recreação, ao turismo e à cultura;
  • capacitação de profissionais para avaliar adequadamente pessoas com Síndrome de Down.

O Dia Internacional da Síndrome de Down

O dia 21 de março foi escolhido pela associação “Down Syndrome International” para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down justamente por fazer referência à diferença genética que a provoca. Lembra dos 46 cromossomos? Eles estão organizados em pares, ou seja, a maior parte das pessoas tem 23 pares. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21, daí a data 21/03.

Para aqueles que precisam de apoio sobre a Síndrome de Down, existe a página Movimento Down, que pode ajudar pais e mães em questões como inclusão escolar, apoio no desenvolvimento da saúde dos pequenos, como apoio à estimulação precoce, fisioterapia

 

Fontes: Instituto Meta Social e Movimento Down

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos