Ivette Vargas

Cândida Ivette Vargas Martins era sobrinha-neta do ex-presidente Getúlio Vargas. Nasceu em 17 julho de 1927, na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul. Em 1950, tornou-se a segunda mulher eleita deputada federal no Brasil. Em seu mandato, assumiu uma posição de liderança, sendo determinada e conciliadora em seu trabalho.

Formou-se em Geografia, História e Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras do Instituto Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Trabalhou como professora e jornalista. Iniciou sua vida política em 1950, pelo PTB.

Ivette Vargas foi eleita deputada cinco vezes seguidas, de 1951 até 1971. Em 1968, teve seu mandato de deputada federal cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos. Diante disso, só voltou à Câmara em 1983, onde permaneceu como deputada até a sua morte. Em 1978, com a volta dos partidos políticos, refundou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o antigo partido de seu tio-avô Getúlio Vargas.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos