Mietta Santiago

Mietta Santiago foi uma mulher que, no início do século 20, lutou muito pela participação feminina na política. Ela nasceu em 1903, em Varginha/MG, e foi batizada como Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira.

Quando tinha 25 anos, já advogada, entrou na justiça para que pudesse votar em si mesma para um mandato de deputada federal. Não se elegeu, mas tornou-se a primeira mulher a votar e ser votada no Brasil.

Ela fundou a Liga de Eleitoras Mineiras e serviu de inspiração para que o Partido Republicano do Rio Grande do Norte lançasse a candidatura da potiguar Luiza Alzira Soriano Teixeira. Esta sim, tornou-se a primeira mulher a ser eleita para um mandato político no Brasil, como prefeita do município de Lages/RN.

Além de advogada, Mietta era escritora. Mas foi outro autor, o também mineiro Carlos Drummond de Andrade, quem a tomou como inspiração para um poema:

“Mietta Santiago
loura poeta bacharel
Conquista, por sentença de Juiz,
direito de votar e ser votada
para vereador, deputado, senador,
e até Presidente da República,
Mulher votando?
Mulher, quem sabe, Chefe da Nação?
O escândalo abafa a Mantiqueira,
faz tremerem os trilhos da Central
e acende no Bairro dos Funcionários,
melhor: na cidade inteira funcionária,
a suspeita de que Minas endoidece,
já endoideceu: o mundo acaba”.

Carlos Drummond de Andrade.

Condecoração Mietta Santiago

A Câmara reconheceu a importância de Mietta Santiago e elaborou uma condecoração com seu nome para mulheres que se destacaram na defesa dos direitos femininos,  a Medalha Mietta Santiago. Uma das premiadas foi a professora Helley de Abreu Silva Batista, que morreu no incêndio ocorrido na creche Gente Inocente, de Janaúba (MG), em 2017, tentando salvar seus alunos.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

4 Comentário(s)

  • by Clara Monteiro de Castro PInto postado 17/08/2018 13:57

    Sou da assessoria técnica da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Peço correção do texto. Não se trata de um prêmio mas sim uma Condecoração. O nome correto é Medalha Mietta Santiago.
    Estamos no processo de solicitação ao Presidente da República para que seja incluído no hall das condecorações oficiais de Estado e consequente uso nos uniformes militares.

    • by Adriana Melo postado 20/08/2018 12:11

      Obrigada pelo aviso, acabamos de corrigir no texto

  • by Camila postado 20/07/2020 22:25

    Por qual partido político Miêtta se elegeu?

    • by Turma do Plenarinho postado 21/07/2020 15:25

      Mietta não chegou a se eleger, Camila, ela foi pioneira porque foi a primeira mulher a votar e ser votada! Em nossas pesquisas, não encontramos o partido político dela. Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos