Zumbi lutou bravamente para a liberdade dos negros e pela autonomia do Quilombo.
Foi traído por um amigo e acabou morto pelos portugueses em 20 de novembro de 1695. É por isso que hoje em dia, nessa data, celebra-se o Dia da Consciência Negra no Brasil.
A história de Zumbi começa com a história da colonização do Brasil pelos portugueses. Como precisavam de muitas pessoas para trabalhar na terra, a Coroa Portuguesa teve a ideia de buscar negros na África. Quando chegavam aqui eram obrigados a trabalhar como escravos. A situação deles era muito ruim, e não demorou para que eles começassem a se revoltar contra todas os maus-tratos que sofriam.
Houve escravizados que fugiram para dentro da mata brasileira e fundaram pequenas vilas, de modo que ficassem protegidos e bem longe dos portugueses. Essas pequenas vilas receberam naquela época o nome de quilombos. E foi num desses quilombos que cresceu Zumbi dos Palmares.
Assista ao vídeo da TV Câmara sobre Zumbi.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
9 Comentário(s)
Há erros conceituais no vídeo. O índio não foi escravizado por razões comerciais e não por não se adaptarem ao trabalho. Era mais lucrativo comercializar os negros africanos do que escravizar os índios.
Eu tambem concordo ✌
U nossa
Concordo plenamente
Legal, Arthur! Abraços da Turma!
Gostei muito dessa matéria pq fala sobre um acontecido ou fato de qual que forma e um fato ou acontecido Real
Legal, Cássio! Abraços da Turma!
Aprendi muito sobre estes povos
Que bom, Thifanny! Abraços da Turma!
Comente!