Daiane dos Santos

Daiane dos Santos é uma das maiores ginastas artísticas que o Brasil já conheceu. Mas sua carreira começou de um jeito bem inusitado.

Nascida em Porto Alegre em 13 de fevereiro de 1983, Daiane sempre foi muito atlética. Ela foi descoberta pela professora Cleusa de Paula enquanto brincava em uma praça.

A professora apostou no talento nato da menina e convidou-a para treinar na AACETE (Associação dos Amigos do Centro Estadual de Treinamento Esportivo) e depois no Grêmio Náutico União. Daiane já tinha 11 anos – bem mais velha do que a maioria das ginastas iniciantes – mas compensou a idade com muita garra.

Tanta dedicação valeu a pena: aos 16 anos, Daiane conquistou duas medalhas (prata no salto sobre cavalo e bronze por equipes) nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg (Canadá).

Aos 20 anos, tornou-se a primeira atleta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar o ouro em uma etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística. Foi em 2003, no Campeonato Mundial de Anaheim (Estados Unidos). Daiane venceu a final da prova de solo e encantou o mundo ao som de “Brasileirinho”, um chorinho do compositor Waldir Azevedo. Na ocasião, executou pela primeira vez um movimento com alto grau de dificuldade, o duplo twist carpado. O movimento ficou conhecido como “Dos Santos I”, e sua variação, o duplo twist esticado, como “Dos Santos II”.

Os anos seguintes foram de muito treino, lesões e medalhas. Daiane participou das principais competições de ginástica artística do mundo, quase sempre com bons resultados. Quando se aposentou do esporte, aos 29 anos, colecionava dezenas de medalhas, entre as quais nove de ouro em etapas do Campeonato Mundial de Ginástica Artística.

Negra, baixinha e muito determinada, Daiane tornou-se uma grande inspiração para os ginastas brasileiros. Hoje em dia, ela é empresária e participa de vários projetos que divulgam o esporte.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos