Maria Esther Bueno

Maria Esther Bueno é um dos maiores ícones do esporte brasileiro em todos os tempos. A melhor tenista do século 20 da América Latina nasceu em São Paulo, em 11 de outubro de 1939.

Aos 11 anos, começou a praticar o tênis no Clube Tietê. Desde cedo, chamava atenção pelo seu estilo elegante – por conta dele, foi apelidada de “A bailarina”.

Sua dedicação e talento deram resultado. Ela ganhou 71 títulos mundiais simples e foi a n.º 1 do mundo em 1959, 1964 e 1966. Foi a única tenista brasileira a ter seu nome inscrito no Hall da Fama do Tênis, em 1978, mesmo ano em que ganhou uma estátua de cera no famoso museu londrino Madame Tussaud.

Maria Esther também se destacou no torneio de duplas e conquistou uma medalha de ouro individual e duas de prata em dupla, nos Jogos Pan-Americanos de São Paulo, em 1963.

Em 1967, sofreu uma lesão grave no cotovelo. Acabou por abandonar as quadras na década de 1970. Em seus últimos anos, foi comentarista esportiva em TVs por assinatura.

Maria Esther Bueno morreu em 8 de junho de 2018, inconformada com o fato de o Brasil não conseguir formar uma grande jogadora no circuito mundial. “Não é possível que no Brasil, com tanta gente jogando, não exista, pelo menos, uma boa para aparecer”. E aí, será que essa nova grande tenista pode ser você?

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos