O que é ciberativismo

Ilustração. fundo em tons de verde. Vários aparelhos de telefone celular aparecem espalhados pela imagem. Em um deles, zé plenarinho aparece na tela e a hashtag #fiqueemcasa. Em outro, aparece vital e #capacitismonão. Do lado, ana légis com #blacklivesmatter. Mais um com a imagem da Cida e um cão com a hashtag #adotenãocompre. Uma tela de celular com fundo verde traz #brasilsemtrabalhoinfantil.

Por volta de 2009, uma nova forma de se manifestar politicamente começou a ganhar força. Cidadãos de todo o mundo descobriram que podiam dar voz às suas opiniões e defender as causas em que acreditavam sem sair da frente do computador ou da telinha do celular.

Esse uso da rede para declarar ideias e promover mobilizações recebeu o nome de ciberativismo, ou ativismo digital.

Em tempos de pandemia, em que não é seguro promover ou participar de aglomerações, como as manifestações de rua, o ciberativismo ganhou mais importância ainda!

Como funciona?

Há muitas maneiras de ser um ativista digital: você pode escrever manifestos, publicar vídeos ou podcasts, fazer doações, usar hashtags nos seus posts, assinar petições, trocar informações sobre mobilizações, entre outros. O importante é estar bem informado sobre as causas que pretende defender e fazê-lo com consciência.

Mas funciona mesmo?

As redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas têm o poder de amplificar a voz de quem não tem espaço nas mídias convencionais, e de permitir que qualquer pessoa se torne um multiplicador de uma mensagem ou causa.

Mas o ativismo digital só gera mudanças se estiver associado a ações efetivas. Por exemplo, é legal usar um filtro rosa na foto de perfil das redes sociais em homenagem às mulheres que lutam contra o câncer de mama. Mas esse gesto tem muito mais efeito se for associado a uma ação concreta, como a doação de cabelos para a confecção de perucas para quem está fazendo quimioterapia.

Da mesma forma, se o seu engajamento é só da boca para fora, ou melhor, das redes sociais para fora, não adianta nada. Não dá para fazer aquele post destacando a importância de cuidar do meio ambiente e continuar agindo de forma descuidada, gastando mais água do que precisa ou jogando o lixo em qualquer lugar.

Quero me engajar em uma causa

Se você quer se tornar um ativista digital, fique de olho nessas dicas:

  • Pesquise representantes sérios do movimento pelo qual você se interessa e encontre a corrente que mais tem a ver com você;
  • Estude sobre o assunto, se informe, pergunte;
  • Não divulgue informações sobre a causa que quer defender sem ter certeza de que são verdadeiras;
  • Se você pode falar com propriedade sobre uma causa, fale. Mas lembre-se: faça-o de forma respeitosa, responsável, ética, da mesma forma que o faria se estivesse dando uma entrevista coletiva para a TV. No fundo, é isso que você faz na internet – sobe numa tribuna e fala para uma câmera, com um alcance que nem imagina;
  • Esteja aberto para escutar críticas e opiniões diferentes da sua. Sempre que possível, aprenda e cresça com elas.

Com informações da Gama Revista e do Guia do Estudante.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos